Grupo italiano compra startup portuguesa de biotecnologia

Foto do National Cancer Institute no Unsplash

O Grupo ImpactLab entra no mercado internacional adquirindo 100% da startup portuguesa HeartGenetics, uma empresa especializada em desenvolvimento de software de bioinformática e testes genéticos personalizados.

O grupo italiano ImpactLab anunciou a celebração de um acordo definitivo ao abrigo do qual adquiriu a totalidade do capital social da HeartGenetics – Genética e Biotecnologia. Com esta aquisição, ImpactLab pretende construir uma rede internacional de serviços genéticos, abrangendo a maior parte das especialidades médicas, tecnologias de laboratório e know-how de bioinformática, com o objetivo final de se tornar um líder internacional em todos os principais mercados de genética.

A ImpactLab é o maior fornecedor de laboratórios genéticos na Itália em oncologia e testes genéticos pré e pós-natais e tem realizado várias aquisições de empresas nas áreas de a biotecnologia e a bioinformática, desde a sua fundação em 2015. Com esta transação, a empresa italiana pretende expandir o alcance de seus painéis de teste, incluindo os testes de Farmacogenética, Cardiovascular e de Bem-estar desenvolvidos com sucesso pela HeartGenetics. Por outro lado, a startup portuguesa espera expandir-se no mercado B2B e ampliar os negócios que já tem em Espanha, Portugal e América do Sul.

“A HeartGenetics provou ter capacidade para desenvolver novos testes genéticos e software, que serão cruciais para o desenvolvimento futuro de testes genéticos acessíveis para o mercado de medicina preventiva ”, afirmou Vittorio Grazioli, MD, CEO do Grupo ImpactLab.

Ana Teresa Freitas, CEO e cofundadora da HeartGenetics, continuará a atuar como CEO da empresa e apoiará a sua integração no grupo ImpactLab. “A aquisição da HeartGenetics pela ImpactLab é uma oportunidade incrível e única de aprimorar nossas capacidades digitais e de bioinformática e aprofundar nossas raízes no campo da medicina personalizada. Para uma startup na área de diagnóstico, esta aquisição representa uma grande conquista para o ecossistema de startups portugueses de saúde ”, afirmou.

A HeartGenetics é uma empresa digital de saúde e testes genéticos, spin-off do Instituto Superior Técnico de Lisboa Portugal, fundada em 2013. Especializada na metodologia de machine learning para a análise de dados médicos, tem também um profundo conhecimento no desenvolvimento de testes genéticos viáveis ​​e económicos com aplicações altamente escaláveis ​​em bem-estar, genética cardiovascular e farmacogenética.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

14 + 6 =