A Helexia, multinacional francesa especializada em soluções de transição energética e subsidiária da Voltalia, anunciou a obtenção de uma segunda tranche de financiamento no valor de 50 milhões de euros. O montante será aplicado em 240 novas instalações fotovoltaicas em França, Itália, Bélgica, Espanha e Portugal. No mercado português, estão incluídos 11 projetos, que totalizam sete megawatts de capacidade.
“É um marco importante na nossa trajetória de crescimento, que demonstra a robustez do modelo que temos vindo a implementar e o compromisso dos nossos parceiros para acelerar a transição energética na Europa”, afirmou Benjamin Simonis, CEO da Helexia.
Em Portugal, a empresa já soma 107 projetos de autoconsumo em operação, representando 71,17 MWp de potência instalada e mais de 150 GWh de energia limpa produzida. Luís Pinho, diretor-geral da Helexia Portugal, sublinha que “este é também um reforço do nosso posicionamento estratégico em Portugal, onde temos vindo a crescer a um ritmo bastante positivo. Contamos ultrapassar a marca dos 100 MWp num futuro muito próximo”.
Globalmente, a Helexia conta com mais de 450 MW em operação, dois mil projetos solares desenvolvidos, 1.310 GWh de energia limpa produzida e 356 mil toneladas de CO₂ evitadas. A operação contou com o financiamento da La Banque Postale e da Bpifrance, parceiros de longa data da empresa, e com o apoio de consultoras como Finergreen, Linklaters, kiloWattsol, Ester Finance e Marsh.
Com este reforço, a Helexia consolida a sua ambição de acelerar a descarbonização nos territórios onde atua, apoiando empresas e comunidades a reduzir custos, emissões e dependência energética.