iLoF – A startup portuguesa mais inovadora na área da saúde

Foto: EIT Health

A iLoF é uma das 5 startups europeias mais inovadoras no setor da saúde. O programa europeu EIT Health, de apoio a soluções com impacto na medicina e saúde, escolheu os cinco melhores projetos entre as 120 startups europeias participantes na iniciativa.

A iLoF propõe revolucionar os ensaios clínicos relacionados com o tratamento da doença de Alzheimer. A triagem de pacientes com esta doença é um processo caro e longo. A solução proposta pela startup portuguesa permite poupar 40% dos custos totais e 70% do tempo despendido com o rastreio. Com esta solução a iLof pretende contribuir para uma descoberta mais rápida da cura da doença de Alzheimer.

A iLoF é uma empresa que nasce da Universidade do Porto e a sua equipa foi formada através do programa EIT Health Wild Card 2019, onde conquistou o 1º lugar do EIT Jumpstarter na categoria de Saúde, também em 2019. Recentemente, a iLof foi também nomeada pela CBInsights como uma das 150 startups de saúde digital mais promissoras do mundo.

Alem da equipa portuguesa, foram também distiguidos projetos disruptivos de Itália, Polónia , Lituania e Hungria, que podem transformar a saúde e a biotecnologia na Europa nos próximos anos. Entre os projetos premiados estão ortoteses para pacientes vítima de AVC; Assistente Virtual para doentes em ensaios clínicos; Software para triagem cardíaca; e Proteção ecológica de radiação ultra-violeta.

“Em 2020 a pandemia de coronavírus afetou a vida das pessoas e dos países da Europa, em todos os sentidos, mas com especial ênfase nos sistemas económicos e de saúde. Um ano que provou mais do que nunca que a Europa precisa de sistemas de saúde estáveis, capazes de se adaptar a um ambiente em rápida mutação e preparados para situações inesperadas”, sublinha Tamas Bekasi, RIS Business Creation Manager da EIT Health InnoStars.

“No ano passado acelerámos mais de 120 projetos e equipas oriundas do Centro, Leste e Sul da Europa, e concedemos a essas soluções 2,3 milhões de euros. Isso porque o objetivo do EIT Health é desenvolver as melhores ideias, que possam contribuir para o fortalecimento dos sistemas de saúde e a construção de uma economia de saúde sustentável na Europa”, acrescenta a responsável do programa.

O EIT Health é uma organização sem fins lucrativos e uma das maiores parcerias público-privadas da Europa no campo da inovação em saúde. Composto por aproximadamente 150 parceiros, o EIT Health é uma rede europeia exclusiva das principais empresas, universidades, centros de pesquisa e desenvolvimento, além de hospitais e institutos.

Para participar nas próximas edições do EIT Health Catapult, as inscrições estão online até 16 de março.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

fourteen − 10 =