Inteligência Artificial: Número de Utilizadores poderá Ultrapassar os 700 Milhões até 2030

Foto de Freepik

O crescimento da adoção de ferramentas de inteligência artificial (IA) continua a surpreender, com mais de 255 milhões de pessoas em todo o mundo a utilizar tecnologias de IA no ano passado. De acordo com dados do AltIndex.com, esse número deverá aumentar para 315 milhões ainda este ano. No entanto, as projeções apontam para um crescimento ainda mais expressivo nos próximos anos.

O mercado global de inteligência artificial, avaliado em 241 mil milhões de dólares em 2023, mais do que duplicou em apenas três anos, de acordo com uma pesquisa da Statista. As previsões apontam para um aumento de 26% em relação ao ano anterior, atingindo os 305 mil milhões de dólares em 2024. Até 2030, espera-se que o mercado alcance quase os 740 mil milhões, representando um aumento de três vezes em relação ao ano anterior. Este crescimento exponencial é atribuído principalmente ao crescente interesse em ferramentas de IA em várias indústrias, tanto públicas como privadas.

Empresas de setores como saúde, retalho, manufatura, negociação de ações e redes sociais estão cada vez mais a adotar soluções de IA para melhorar a eficiência, processos de tomada de decisão e experiência do utilizador, impulsionando o aumento do uso de IA.

Foto de DC Studio em Freepik

O mercado global de IA contava aproximadamente com 115 milhões de utilizadores em 2020, número que subiu para 155 milhões em 2021. O número de utilizadores continuou a crescer de forma constante, atingindo os 255 milhões em 2023, com um acréscimo anual de 50 a 60 milhões de utilizadores. Segundo a Statista, espera-se que o crescimento do número de utilizadores se acelere nos próximos anos, com o mercado a adicionar mais de 70 milhões de utilizadores anualmente. Até 2030, prevê-se que a base de utilizadores de IA atinja os 725 milhões.

É de salientar que quase 60% de todos os utilizadores de IA em 2030 deverão vir dos cinco principais países. Os Estados Unidos lideram o ranking, representando um terço de todos os utilizadores de IA, com um valor estimado de 241 milhões de utilizadores até 2030. A China segue de perto, com uma quota de 10%, esperando-se que atinja os 75 milhões de utilizadores até 2030. A Alemanha, o Reino Unido e o Japão também se destacam entre os principais países utilizadores de IA.

Este crescimento significativo na utilização de IA sublinha a crescente dependência global das tecnologias de IA e o seu impacto profundo em diversos setores, moldando o futuro da inovação e produtividade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

4 × 3 =