Internet das Coisas melhora desempenho das empresas

Imagem de Tumisu do Pixabay

Quatro em cada cinco empresas consideram a Internet das Coisas (IoT) fundamental para manter atividade durante a pandemia. Um estudo da Vodafone Business revela que 95% das empresas que adotou soluções IoT assume ter obtido um retorno do investimento e 73% afirmam que as organizações que não adotaram a IoT ficarão para trás dentro de cinco anos.

A primeira edição do Relatório IoT Spotlight 2020, lançado pela Vodafone Business, analisou o impacto da Internet of Things (IoT) nas empresas, num momento em que as suas capacidades digitais estão a ser postas à prova pela Covid-19.

A conjuntura, em resultado das medidas de saúde pública, obrigou o tecido empresarial a mudar as práticas e prioridades de trabalho num curto período de tempo, com os resultados do Relatório a demonstrarem que 77% dos adotantes desta tecnologia aumentaram o ritmo de soluções durante este período.

Quase 85% dos adotantes acreditam fortemente que a IoT foi fundamental para manter a continuidade dos negócios durante a pandemia e 73% consideram que a pandemia irá acelerar os seus planos de adoção de soluções de Internet of Things.

O estudo IoT Spotlight apresenta as respostas de quase 1.650 empresas em todo o mundo, explorando a forma como utilizam a Internet das Coisas e de que modo esta tecnologia está a ajudá-las a estarem ‘Future Ready’.

Os resultados do IoT Spotlight são esclarecedores: a IoT continua a gerar valor e retorno do investimento (ROI) para os adotantes. De tal forma que 87% concordam que o core da sua estratégia empresarial mudou para melhor em consequência da adoção da tecnologia.

A quase totalidade (95%) assume ter obtido um retorno do investimento e 55% dos adotantes viram os custos operacionais diminuir, em média, 21%. Da melhoria da eficiência operacional à criação de novos produtos e serviços conectados, os principais benefícios da implementação de soluções IoT incluem o aumento da produtividade dos Colaboradores (49%) e a melhoria da experiência do Cliente (59%).

Imagem de Gerd Altmann do Pixabay

Dados são a “chave” para o futuro

O que não se pode medir, não se pode gerir. Os dados da IoT estão a tornar-se essenciais no apoio da tomada de decisões das empresas (59%) e estão a ajudar 84% das empresas a atingir os seus objetivos de sustentabilidade.

O relatório mostra ainda que a IoT possibilita novas formas de trabalhar e os benefícios são claramente superiores aos riscos, sendo a IoT um elemento essencial de preparação para o futuro. Três em cada quatro afirmam que as organizações que não adotaram a IoT ficarão para trás dentro de cinco anos.

Embora a cibersegurança tenha sido um dos principais obstáculos à predisposição das empresas em adotar a IoT em anos anteriores, o IoT Spotlight 2020 vê uma redução significativa das preocupações, com apenas 18% das empresas a considerá-la um dos três principais obstáculos à adoção da tecnologia.

Isto, aliado às melhorias na diferenciação e na competitividade da marca (43%) demonstradas por adotantes experientes da IoT, prova que as empresas que adotam esta tecnologia acreditam que as oportunidades que a IoT oferece superam claramente os desafios da implementação.

O IoT Spotlight da Vodafone é um estudo a nível mundial que visa entender o impacto contínuo da IoT à medida que a tecnologia é adotada e implementada por empresas de todas as dimensões em todo o mundo. O relatório investiga a relação entre a Internet of Things, a estratégia comercial, a resiliência e o sucesso.

O estudo foi realizado em 13 mercados, totalizando 1.639 respondentes nos EUA, Brasil, Irlanda, Reino Unido, Alemanha, Itália, Espanha, África do Sul, China, Coreia do Sul, Singapura, Índia e Japão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

20 + 20 =