Ivo Marinho: “É sempre melhor escolher um caminho, em vez de ficar estagnado”

Na foto: Ivo Marinho, co-founder e Chief Product Officer da StoresAce

Ivo Marinho é Chief Product Officer da StoresAce, uma startup do Porto que desenvolveu uma solução de gestão multi-loja. a partir de uma plataforma online, permite uma grande flexibilidade e fiabilidade para os utilizadores. Desenvolvida por empreendedores portugueses, a plataforma congrega toda a informação necessária para os comerciantes tomarem decisões sobre o seu negócio.

Fundada por Ivo Marinho e também Daniel Silva e Sérgio Rodrigues, a StoresAce surgiu na sequência de algumas conversas que os fundadores tiveram com empresários do setor retalhista, que identificavam como principal desafio a falta de respostas específicas para a gestão eficaz de contextos multi-loja. De imediato perceberam o potencial da lacuna e, tendo o Sérgio Rodrigues como advisor começaram a desenvolver a solução.

“Até à criação da StoresAce, as empresas usavam várias ferramentas e necessitavam de muitos recursos para produzir dados. Inclusive, sentiam dificuldade em carregar estes dados com inteligência que os ajudasse a tomar decisões ou a funcionar de forma preditiva. Nós identificámos a lacuna do mercado global e criámos uma resposta especializada”, explica Ivo Marinho. 

A plataforma da StoresAce gere atualmente cerca de 100 milhões de detalhes de vendas por mês e é utilizada por grandes cadeias de Retalho e Restauração, como o Grupo Jerónimo Martins, a Hussel e a Burger King Ibéria. Em 2022 a startup geriu cerca de dois mil milhões de euros de vendas feitas em cerca de duas mil lojas.

“Com os projetos em vista para este ano, deveremos triplicar o volume de vendas”, sublinha Ivo Marinho. “Sendo uma empresa que tem como modelo de negócio o Software-as-a-Service, os nossos resultados refletem-se no ano seguinte. Em termos de faturação, o nosso objetivo é atingir os 1,5 milhões de euros em 2023.” 

Além de Portugal, a StoresAce tem escritório em Espanha – país onde o primeiro cliente foi a Burger King, que opera 1.100 lojas – e na Bélgica – onde a startup espera abrir portas para outros mercados como a Holanda e Reino Unido. 

Foto de StoresAce

Entusiasta da inovação

O fascínio novos desafios foi, segundo Ivo Marinho, a principal razão que o levou a empreender. “Já tinha desenvolvido anteriormente alguns projetos de pequena dimensão, mas o facto de fazer algo diferente e inovador, foi o que mais me entusiasmou em todo o projeto StoresAce. E ainda entusiasma!”.

“Tornar-se empreendedor é um dos principais passos que se pode dar na carreira, não só pelo que se aprende, mas também por toda a responsabilidade e pelo superar constante de desafios do dia-a-dia. Além disso, sou um apaixonado pela área tecnológica, em que todos os dias somos colocados à prova, quer pela busca de novas soluções, quer pela aprendizagem de novos conhecimentos e tendências”, acrescenta.

“Conhecer muito bem o negócio é fundamental para se fazer a diferença”

O conhecimento da área de negócio que se pretende desenvolver é essencial para o sucesso de um projeto empreendedor. No caso da StoresAces, os três fundadores tinham experiência na componente de programação de software, o que lhes permitiu iniciar o desenvolvimento da plataforma desde o zero.

“Sem dúvida! Conhecer muito bem o negócio é fundamental para se fazer a diferença. É de grande importância o diálogo constante com pessoas mais experientes e que estão no setor há muitos anos. Estudar as suas rotinas, as suas necessidades e explorar em conjunto as melhores soluções foi fundamental para o sucesso atual do projeto”, refere Ivo Marinho. 

“A possibilidade que tivemos de conviver diariamente com equipas técnicas muito experientes nestes setores da Restauração e do Retalho, bem como a proximidade com responsáveis técnicos e diretores de grandes marcas, como a Jerónimo Martins, também facilitaram a aprendizagem sobre o setor e contribuíram para encontrarmos soluções inovadoras para todos os desafios inerentes”, frisa.

Foto de StoresAce

O desafio da organização

A organização do tempo foi um dos seus principais desafios. “Ser empreendedor significa, muitas vezes, não ter horas, aceitar que o tempo voa e passa demasiado depressa. Numa fase inicial somos apenas uma pessoa para tudo, assumindo um papel com muitas tarefas e responsabilidades”, explica Ivo Marinho. “É sempre com grande orgulho que afirmamos que a StoresAce cresceu, e continua a crescer, com a partilha de conhecimento, sugestões e ideias de toda a nossa rede de clientes e parceiros”.

“Tudo isto requer uma auto-organização excelente. Não só a nível profissional, em que temos a responsabilidade de garantir prazos e compromissos, mas também a nível pessoal e familiar. Acredito que gerir um equilíbrio eficaz entre todas as responsabilidades é uma das tarefas mais árduas de um empreendedor”, acentua.

As maiores dificuldades passam, muitas vezes, por tomadas de decisão sublinha Ivo Marinho. “Um dos meus racionais de trabalho, e que me ajuda diversas vezes a ultrapassar dificuldades, é que mais vale uma má decisão do que uma não decisão. Acredito que é sempre melhor escolher e seguir um caminho, ao invés de ficar estagnado.”

“Construir uma equipa de confiança é fundamental. Dois são sempre mais do que um”

Para quem está agora a começar a empreender, Ivo Marinho recomenda não ter receio de arriscar. “Só assim se pode fazer a diferença. Só falha quem tenta e mesmo nesses momentos temos de olhar para o lado positivo: acabamos sempre por ganhar ensinamentos com erros cometidos”. Outra recomendação é trabalhar sempre em equipa. “Construir uma equipa de confiança é fundamental, pois por muita ambição que tenhamos, juntos seremos sempre mais fortes. Dois são sempre mais do que um.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

twelve + thirteen =