KIT-AR vence programa Acelerador 5G

Foto: Manuel Oliveira, CEO da KIT-AR

A startup KIT-AR foi a premiada de entre as 13 startups que integraram a fase final do Programa de Inovação Colaborativa dinamizado pela NOS e Amazon Web Services (AWS), em parceria com a Startup Lisboa.

Com recurso à tecnologia 5G, esta startup vai poder otimizar a sua solução, aumentando a capacidade de processamento de dados e disponibilizando métodos sofisticados a aplicar em unidades industriais.

A KIT-AR é uma startup que utiliza tecnologias emergentes, como realidade aumentada e inteligência artificial, para reduzir a probabilidade de erro e potenciar a melhoria contínua nos processos da Indústria. O 5G possibilita ainda o processamento de uma maior quantidade de dados a maior velocidade, permitindo à startup disponibilizar ao trabalhador, em tempo real, os métodos mais precisos e eficazes.

A solução-piloto, que já se encontra no mercado, utiliza tecnologias emergentes, como a realidade aumentada e a inteligência artificial, com o objetivo de reduzir a margem de erro nas linhas de produção e potenciar a melhoria contínua dos processos industriais como um todo.

Para Manuel Oliveira, CEO da KIT-AR, o Programa de Inovação Colaborativa NOS e AWS “precipitou o processo de integração de cenários 5G no desenvolvimento do produto da startup e a oportunidade de realizar testes reais com a rede 5G da NOS, que foram essenciais para validarmos a oportunidade e identificarmos os desafios tecnológicos associados à sua implementação. A abordagem altamente prática e a disponibilidade fizeram toda a diferença”. Sobre os próximos passos, Manuel Oliveira salienta: “ganhámos a confiança de diversos investidores nacionais e internacionais e temos já o interesse firme de investidores para criar novos canais comerciais e desenvolver as oportunidades que o Acelerador 5G e este reconhecimento criaram”.

Além da oportunidade de desenvolver o seu projeto, os vencedores receberam ainda um prémio monetário no valor de 7.500 euros, mais 100.000 euros em créditos AWS e 10.000 euros em suporte técnico, bem como acesso direto a Incubação na Startup Lisboa.

O Acelerador 5G – Programa de Inovação Colaborativa contou com mais de 50 candidaturas, das quais 13 chegaram à fase final, num total de 29 participantes envolvidos, oriundos de Portugal, Brasil, Espanha e México.

Operando em áreas tão diversas como Saúde, Indústria, Ambiente, SmartCities, Entretenimento ou Turismo, e utilizando diferentes tecnologias passíveis de serem exponenciadas pela quinta geração de redes móveis, tais como IOT, Realidade Virtual e Realidade Aumentada, a maioria dos projetos trazidos pelas startups a concurso, encontrava-se numa fase de maturidade média-elevada e alguns já com uma base sólida de clientes. Em comum, estas startups partilhavam a mesma visão: utilizar a tecnologia 5G para fazer crescer os seus negócios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

two + 12 =