Litehaus lança primeiro agente de IA português para construção

Litehaus apresentou uma plataforma de inteligência artificial que simplifica o processo de construção de casas num único sistema digital.

na foto: Equipa da Litehaus

A Litehaus acaba de lançar o primeiro agente de inteligência artificial (IA) nativo em Portugal para o setor da construção residencial. A startup, que aposta em soluções tecnológicas para construir casas mais sustentáveis e a custos controlados, apresenta agora uma plataforma digital que automatiza e simplifica todas as etapas do processo de construção.

Desenvolvido com base em modelos de linguagem de última geração, o novo sistema foi desenhado para apoiar proprietários de terrenos, arquitetos, bancos e construtores. A plataforma permite uma comunicação integrada e eficaz entre todos os intervenientes, tornando possível agilizar decisões desde o planeamento até à execução.

A ferramenta surge após o sucesso da solução “Get a Quote in 2 Minutes”, lançada em julho, que gerou em poucas semanas 640 orçamentos no valor total de 125 milhões de euros. A partir de outubro, os utilizadores vão poder aceder a uma experiência ainda mais completa: encontrar construtores, tratar de licenças, obter financiamento bancário ou procurar terrenos — tudo numa única plataforma online.

“Estamos a reinventar completamente a forma como se constroem casas em Portugal”, afirma Thibault Launay, cofundador da Litehaus. “Estamos a usar tecnologia e Inteligência Artificial para tornar a construção de uma casa tão simples quanto a sua compra.”

Fundada em 2024, a Litehaus tem sede em Portugal e operações em Espanha, Estónia, EUA e Emirados Árabes Unidos. No mercado nacional, conta com uma parceria com a ComparaJá, que liga a plataforma a dez bancos nacionais, e um programa com cem arquitetos que participam no desenvolvimento e validação do sistema.

A startup é apoiada por uma equipa multidisciplinar de 15 especialistas em arquitetura, engenharia de software, IA e construção, e estabeleceu parcerias com mais de 15 empresas de construção, oito das quais portuguesas. O crescimento recente foi impulsionado por uma ronda de investimento de 1,46 milhões de euros, com fundos como o Explorer Investments e o Cornerstone VC. Para reforçar a liderança, a empresa contratou Antonio Pianca como novo Head of Product.

A motivação para criar a Litehaus nasceu da experiência pessoal dos fundadores, Simi e Thibault Launay, ao enfrentarem atrasos, custos extra e falta de coordenação na construção da própria casa. Da frustração, surgiu a ambição de criar uma solução tecnológica escalável, capaz de transformar o setor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

fourteen − three =