• Notícias
  • Entrar
    Registar
    Sobre
    Ajuda

Notícia 

  • Todos
  • Atualidade
  • Emprendedorismo
  • Economia
  • Tecnologia
  • Empresas
  • Eventos
  • Guias
  • Entrevista
Back Manuel Luiz: “Empresas Devem Apostar na IA Generativa para Aumentar Produtividade”

Manuel Luiz: “Empresas Devem Apostar na IA Generativa para Aumentar Produtividade”

Empreendedor.com
Empreendedor.com
Emprendedorismo
27 Jul 2024

Estudo da BCG revela que a IA Generativa poupa tempo e aumenta a produtividade dos profissionais globalmente.

Um estudo da Boston Consulting Group (BCG) revela que cerca de 60% dos profissionais em todo o mundo afirmam que a utilização de ferramentas de Inteligência Artificial Generativa (IA Generativa) lhes poupa tempo no trabalho. A pesquisa, intitulada “AI at Work: Friend and Foe”, indica que 83% dos utilizadores de IA Generativa acreditam que esta tecnologia permite realizar tarefas mais rapidamente, e 81% consideram que melhora a qualidade do trabalho.

Manuel Luiz, Managing Director e Partner da BCG em Lisboa, sublinha a importância da adoção da IA Generativa: “As empresas devem apoiar a sua força de trabalho na adoção das novas tecnologias, com benefícios ao nível da produtividade e da melhoria da proposta de valor apresentada aos empregados.”

Embora a confiança dos profissionais na IA Generativa tenha aumentado de 26% para 42%, a ansiedade e o medo de perder o emprego também cresceram, de 12% para 17% e de 36% para 42%, respetivamente. Em Portugal, a maioria dos profissionais reconhece o impacto da tecnologia nos seus empregos e está disposta a requalificar-se para se manter competitiva, embora 25% afirme que o seu trabalho não será afetado.

Manuel Luiz recomenda cinco ações para as empresas se adaptarem à IA Generativa: adotar uma mentalidade de transformação, gerir as mudanças de forma integrada, formar os profissionais em grande escala, enfatizar os benefícios da tecnologia e desenvolver um novo modelo operacional que combine talento humano com IA.

A pesquisa foi baseada em inquéritos a mais de 13.000 profissionais globais, destacando que 56% dos profissionais portugueses estão dispostos a requalificar-se para se manterem competitivos num mercado de trabalho em transformação.


Empreendedor.com
Empreendedor.com
A Revista do Empreendedor é uma publicação digital independente, sediada em Portugal, que promove o conhecimento prático e estratégico no universo dos negócios.
Escolha um trabalho que você goste e você nunca terá que trabalhar um dia em sua vida
Confúcio
Filósofo e Político Chinês
Próximos Eventos
Empreendedor.com
Sobre o Empreendedor.com
Estatuto Editorial
Ficha Técnica
Termos de Utilização
Contactos
Contactos
  contacto@empreendedor.com

  • © 2026 Copyright Empreendedor
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Powered By