Marketers investem em comunicação multilingue

Foto de Karolina Grabowska em Pexels

84% dos profissionais de marketing recorreram à tradução para aumentar receitas em cenário económico incerto. Segundo as pesquisa “Global Trends in Marketing Localization 2023”, da scaleup portuguesa Unbabel, 89% dos profissionais de marketing planeia investir em comunicação multilingue no próximo ano. 39% dos marketers que estão agora a apostar na tradução automática, baseada em machine learning, sentiram um aumento na qualidade do serviço e 84% dizem que a localização teve um impacto positivo no crescimento das receitas.

Unbabel, plataforma portuguesa de Language Operations (LangOps) sustentada por inteligência artificial (IA) que ajuda empresas a proporcionar uma experiência multilingue em escala, apresentou o estudo estudo Tendências Globais na Localização de Marketing 2023 (Global Trends in Marketing Localization 2023).

O relatório revela que os profissionais de marketing, ou marketers, estão mais pressionados do que nunca a entregar histórias atraentes a audiências internacionais, particularmente com a incerteza das atuais perspetivas económicas globais. Para satisfazer esta procura, 89% dos marketers planeiam traduzir conteúdos de marketing para outras línguas no próximo ano, dos quais 13% tencionam traduzir para nove ou mais idiomas. Segundo o relatório, estes profissionais confiam também cada vez mais no conteúdo para apelar aos clientes globais e impulsionar conversões.

Os websites são os materiais que estão a ser mais traduzidos, com mais de metade (52%) dos inquiridos a afirmar que uma grande parte do seu negócio prende-se na localização de websites, enquanto o segundo lugar é ocupado pelos anúncios pagos (46%). De seguida, a categoria mais elevada é a de marketing de conteúdos (42%), o que inclui blogs, livros eletrónicos e whitepapers.  

Foto de Ravi Kant em Pexels

Dos profissionais de marketing inquiridos para o relatório da Unbabel, 84% afirmam que a tradução teve um impacto positivo no aumento das receitas. Outras áreas positivamente impactadas pela localização incluem o reconhecimento da marca (86%), aquisição de clientes (85%), retenção de clientes (79%) e ainda a diferenciação competitiva (77%).

“À medida que as empresas se expandem globalmente e entram em novos mercados, a localização torna-se crucial para os seus resultados”, diz Sophie Vu, CMO da Unbabel. “De acordo com os resultados deste relatório, aqueles que estão a utilizar a IA na sua estratégia de localização e a avançar para uma abordagem mais centralizada e automatizada são os mais confiantes na qualidade das suas traduções. Isto sugere que muitas empresas estão na fase inicial da criação de uma abordagem de Language Operations (LangOps)”.

O relatório da Unbabel contou com a participação de mais de 1.600 profissionais de marketing, em oito países – Brasil, França, Alemanha, Japão, Suécia, EUA, Reino Unido e Espanha – que estão a escalar os seus negócios a nível global.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

fifteen + 15 =