Marketing nas redes sociais para lojas físicas

Invista no Marketing Digital para divulgar a sua loja física
Foto: Negative Space

Sabemos da grande dificuldade que micro e pequenos empreendedores têm de divulgar seu negócio, principalmente a sua loja física. Neste artigo vou explicar como você pode trabalhar o marketing nas mídias sociais para sua loja física.

Avatar

Em qualquer negócio, é necessário saber qual seu público-alvo, sem essa informação suas campanhas podem se tornar frustrantes e sem nenhum resultado. Tenha no mínimo o básico: faixa etária, gênero e localização. Se sua página do Facebook tiver muitas curtidas, ela pode ajudar nessa definição, basta ir até sua página, “informações”, “pessoas” e terá as informações necessárias.

Informações da página

Essa parte é bem simples e básica, preencha todas as informações necessárias de sua página como telefone, site e endereço. A descrição é o mais importante, quando um usuário pesquisar por um termo relacionado com o seu negócio, como “sorveteria”, se você tiver na descrição, no nome da página e na categoria de serviços, aumenta seu posicionamento na lista de busca, tornando seu negócio mais visível e recebendo mais visitas.

Também existe a sessão de serviços, onde é possível inserir título, descrição e imagem de forma organizada, podendo adicionar ao início de sua página.

Localização

Extremamente importante para lojas físicas, principalmente quando não se faz entregas na casa do cliente. Com a localização é possível criar anúncios para pessoas que estão próximas do seu estabelecimento como, por exemplo, em um raio de 5km. Se você faz entrega na casa do cliente também é possível selecionar uma cidade especifica como “Fortaleza/CE” ou Estado.

Direcionamento detalhado

Com o direcionamento você pode selecionar um público específico para alvo dos seus anúncios, como por exemplo: “esportistas”, “noivos” ou pessoas com interesse em “moda”, “viagens”, “jogos”, entre vários outros. Mais à frente, neste artigo, entraremos em detalhes com exemplos reais de lojas físicas.

Junte a localização e o direcionamento detalhado e terá campanhas muito melhores e com resultados diferentes.

Formas de anúncio para lojas física

O Facebook e Instagram, têm diversas formas para anunciar, e cada uma vai depender do objetivo da sua campanha. Vamos supor que você quer gerar mais visitas para o seu estabelecimento, existe a forma “Ajudar as pessoas a encontrar seu negócio”, com ela é possível adicionar título, descrição imagem e um botão de chamada “Como chegar”, é um botão que fica posicionado no canto inferior direito que leva o usuário até um mapa mostrando o caminho para chegar à loja.

Outras formas interessantes são o “carrossel” e o “GIF”, o carrossel são várias imagens que o usuário pode passar para o lado (slide) e o GIF são imagens com movimento, como um pequeno vídeo. Com o carrossel você pode mostrar seus produtos e serviços, procurando fazer de forma divertida e criativa para estimular o usuário a interagir com a divulgação e com o GIF é interessante mostrar algo divertido, que faça as pessoas gostarem do que estão vendo.

Postagens e Periodicidade

É importante que seu negócio mantenha produzindo conteúdo para as mídias sociais, pois elas estão em constante movimento, o ideal é que tenha posts semanais, tente pelo menos um por semana e sempre buscando um conteúdo atraente e de qualidade.

Em nossa gestão de redes sociais, costumo trabalhar com a regra 80/20, muito conhecida e utilizada. É basicamente produzir 80% de conteúdo interessante (sem nada de vendas) e 20% de divulgações promocionais, ou seja, a cada quatro postagens realizadas, nós produzimos uma de venda. Assim podemos manter o público interessado no conteúdo da página e quando fizer uma promoção eles dificilmente vão se incomodar.

Concluindo

Com anúncios nas redes sociais você consegue encontrar o público que deseja ou que esteja próximo ao seu Avatar, por exemplo, uma loja de vestidos de noiva pode anunciar somente para mulheres que noivaram recentemente entre três meses e um ano, uma loja de capas para iPhone pode anunciar somente para quem possui iPhone e uma agência de viagens anuncia para pessoas que costumam viajar com frequência.

Percebeu o tamanho da diferença? Você pode escolher um público bem específico, ou seja, exatamente as pessoas que você precisa anunciar, evitando gastar muito dinheiro com pessoas que não estão interessadas no seu negócio.

As redes sociais são um dos principais meios de comunicação de hoje, deixando para trás os meios tradicionais e ganhando o mercado de publicidade. No empreendedorismo devemos estar sempre atualizados e atentos, principalmente com a imagem do negócio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

twelve − 6 =