Mercado de Gestão de Condomínios cresce 84%

Imagem de StockSnap por Pixabay

A procura por empresas de gestão de condomínios disparou 84% na primeira semana de janeiro de 2022 face a igual período em 2021, revela um estudo da app Fixando, uma plataforma especializada em serviços de profissionais liberais.

Este aumento súbito de início de ano, segundo a Fixando, deve-se ao retorno à tendência que se verificava antes da pandemia quando, em resultado dos confinamentos, a maioria dos proprietários, dispondo de mais tempo livre, preferiu assumir pessoalmente a gestão do seu condomínio. Apesar do crescimento, ele fica ainda 30% abaixo dos valores verificados no mesmo período de 2020.

A retração generalizada no consumo levou os proprietários a optar por soluções mais económicas (ou seja, a não contratação deste tipo de empresas) ao mesmo tempo que o desemprego temporário ou uma maior disponibilidade, em resultado do teletrabalho, contribuiu para que muitos condóminos recorressem a si próprios para a execução dessas tarefas.

“Estes dados revelam o regresso do interesse e da procura por este tipo de serviços em Janeiro 2022, e que resultam, por um lado, do regresso à vida normal, onde, ainda com restrições, voltam as rotinas e a disponibilidade torna-se reduzida e, por outro, da experiência do ano anterior na gestão de condomínios sem apoio por parte de uma empresa”, avança Alice Nunes, diretora de Novos Negócios da APP Fixando.

Com efeito, o regresso ao modelo de gestão de condomínios predominante antes dos confinamentos onde o recurso a empresas especializadas prevalecia, é uma tendência que parece estar de retorno, Hoje, verifica-se que 48% dos proprietários optou por contratar empresas especializadas e 59% deles aponta a falta de disponibilidade como o principal motivo para recorrerem aos profissionais, sendo que 38% revelou não ter gostado da experiência de gestão do condomínio dos seus prédios.

No que se refere aos preços praticados por estes especialistas em 2021, o preço médio localizava-se nos €117/mês, sendo este um serviço que, neste momento, se encontra a ser prestado num modelo híbrido, com 80% dos especialistas a providenciarem estas funções remotamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

19 − four =