Microsoft, Google e Delta lideram ranking das Marcas Mais Fortes em Portugal

Foto de Joshua Golde no Unsplash

A Consultora OnStrategy apresentou os resultados do seu estudo Brand Energy (Força e Energia) das marcas em Portugal. Este trabalho avalia mais de 200 marcas em seis dimensões: relação emocional e comportamental, reputação, experiência, presença e atividade no mercado, força da equipa de colaboradores e saúde financeira.

“Mais uma vez, verificámos que o cenário de pandemia pressionou muito as marcas, e não é raro encontrar marcas que têm indicadores fortes ao nível da reputação (perceção) e mais fracos no que respeita à experiência (realidade) o que se traduz em problemas associados a produto, serviço ou inovação, ou o contrário, em que a reputação é inferior à experiência e como tal a evidência aponta para problemas de comunicação (pressão ou escolha dos touchpoints corretos), o que em ambos os casos tem como consequência uma quebra nos indicadores de relação emocional e comportamental, nos resultados da atuação no mercado e ainda na saúde financeira” refere Pedro Tavares, Partner e CEO da OnStrategy.

Numa escala de 100 pontos, existem 2 marcas com uma avaliação excelente (mais de 80 pontos) e 54 marcas com uma avaliação robusta (entre 70 e 80 pontos), destacando-se as 3 marcas mais fortes: Microsoft, com 81,3 pontos; Google (80,2 pts) e Delta (78,2 pts).

Quanto às marcas que mais cresceram, relativamente ao ano anterior, destacam-se a Tesla (+8pts)  a Bankinter (+7pts) e a Generali (+7pts).

O BrandEnergy é uma pesquisa anual realizada pela consultora OnStrategy, desde 2009, eque analisa a energia e a força de mais de 200 marcas em Portugal. Este estudo é elaborado tendo por base uma metodologia certificada que conjuga e consolida a análise quantitativa de 6 dimensões: Relação Emocional com os stakeholders (notoriedade, relevância, consideração, confiança, admiração, preferência, intenção de compra, recomendação e defesa), Reputação (qualidade de produto, qualidade de serviço, inovação, ambiente de trabalho, cidadania, governo e liderança), Experiência (satisfação com produto, loja, digital telefone e relação preço valor), Presença e Atividade no Mercado (proteção legal, quota de mercado, quota de comunicação, cobertura e eficiência geográfica, referência de preço e eficiência da comunicação), Equipa (alinhamento, compromisso e resultados) e Saúde Financeira (receitas, margem, perspetivas de crescimento e avaliação de crédito).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

17 + 9 =