Mobilidade elétrica bate recordes de utilização

Foto de Mike B em Pexels

Em julho de 2022 a rede pública de carregamentos de carros elétricos – Rede Mobi.E – registou um novo recorde de utilização. Pela primeira vez foram ultrapassados os 220 mil carregamentos de veículos elétricos, num mês, e consumidos mais de 3 milhões de kWh de energia.

Este crescimento reflete uma tendência continuada de crescimento de utilização da rede de Mobi. E, uma rede de terminais que integra 25 Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) e 76 Operadores de Pontos de Carregamento (OPC) em todo o país.

Os valores registados em de julho representam um acréscimo de carregamentos na ordem dos 87% face ao período homólogo do ano anterior, uma vez que este ano, em julho, foram registados 222.945 carregamentos, sendo que em julho de 2021, o número de carregamentos situou-se nos 122.035.

Esta evolução positiva traduziu-se, naturalmente, num aumento de energia consumida, comparando ainda os meses de julho de 2021 e 2022. Desta forma e este ano, foram consumidos, em julho, cerca de 3 milhões e 398 mil kWh de energia, mais 119% face ao período homólogo do ano anterior (1.554.552 kWh).

Também no que se refere a utilizadores da rede de acesso público se registou um aumento de 42%. Em julho de 2022, utilizaram a rede 28.224 utilizadores distintos, quando, no mesmo período de 2021 foram 19.910. Atualmente a rede conta com mais de 2.700 postos em todo o país, incluindo Açores e Madeira.

“Os resultados de julho refletem a tendência de consolidação da mobilidade elétrica em Portugal e a capacidade de adaptação da rede Mobi.E à procura crescente que se regista consecutivamente desde abril de 2021”, sublinha Luís Barroso, presidente da MOBI.E.

“Esta é a melhor forma de demonstrar a robustez do nosso modelo para a qual tem sido fundamental o investimento que Estado, Municípios e Setor Privado têm vindo a efetuar e que tem levado cada vez mais pessoas a acreditarem e a aderirem a esta forma de mobilidade mais sustentável”, acrescenta.

A Mobi.E, S.A. é uma empresa pública que, desde 2015, é a responsável no mercado regulado da mobilidade elétrica pela gestão e monitorização da rede de postos de carregamento elétrico, nomeadamente em termos de fluxos energéticos e financeiros, como Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

4 × 4 =