Motivar e reter colaboradores está no top 3 das resoluções das empresas portuguesas

Atividades de team building, formações e benefícios são os principais focos das empresas para reter talentos em 2023

Motivar e reter colaboradores
Ação de team building da Grand'Ideia

Ano novo, vida nova e novos formatos de incentivos para reter colaboradores estão a ser traçados para este ano que acaba de iniciar. Longe vai o tempo em que a remuneração salarial era suficiente para manter os colaboradores satisfeitos. Atualmente, um amplo pacote de benefícios, atividades dentro e fora do escritório e formações extra são algumas das formas que as empresas encontraram para reter os talentos, mas cada vez precisam de o fazer de forma mais aliciante e diferente da concorrência.

“As empresas têm sentido uma necessidade cada vez maior de manter as equipas próximas e motivadas. Para isso, a realização de eventos e pequenas “ativações” ao longo do ano é essencial. Um evento grande por ano está longe de ser suficiente para que os colaboradores se sintam parte de um todo e integrados num propósito relevante”, afirma Joana Lino, CEO da Grand’Ideia, empresa especializada em atividades e eventos corporativos.

A cada geração, o comportamento humano muda, incluindo a forma como se lida com o lado profissional. Atualmente, o emprego já não é a principal motivação de vida, mas também está longe de ser um mero trabalho. As pessoas querem uma conexão mais profunda entre o que fazem e o que acreditam, dentro e fora do ambiente corporativo.

Motivar e reter colaboradores
Jantar de empresa numa gruta iluminada

Entre os benefícios, momentos que aliviam o stress estão a ser muito valorizados dentro das empresas. Joana Lino explicou ao Empreendedor que uma das ações mais solicitadas à Grand’Ideia é a Invasão de Massagistas. “Literalmente, um grupo de massagistas entra pela porta do escritório e inicia uma série de massagens no pescoço, ombros e braços dos colaboradores, sem que estes precisem de sair do seu posto de trabalho”. E acrescenta “Todos adoram! Ninguém espera receber uma massagem enquanto trabalha, tal como não esperam ter um pequeno-almoço digno de hotel à sua espera ou uma banda a recebê-los ao vivo de manhã. Este tipo de surpresas permite quebrar a rotina, reduzir o stress e promover conversas divertidas, ao mesmo tempo que deixa as equipas mais felizes e coesas”.

Além das “invasões”, a empresa realiza inúmeras ações para a quebra de rotina, como a entrega de castanhas assadas ou manjericos com quadras personalizadas, de acordo com as datas especiais do calendário. Já em relação a team buildings, o Escape Dinner, a Noite dos Óscares e a Quiz Night continuam a ser os mais procurados, juntamente com atuações de humoristas ou cantores conhecidos do público português.

A par das mais recentes tendências, as empresas têm procurado cada vez mais por eventos de âmbito social e sustentável, como ações de reflorestação, recolha de lixo, campanhas originais de doação de bens, criação de hortas urbanas, reabilitação de espaços ou mesmo a criação de um podcast temático com especialistas na matéria. “Além de serem momentos de descontração e união, geram um impacto positivo na sociedade”.

Para Joana Lino é importante saber ouvir o mercado e acompanhar as tendências. “Este vai ser um ano em que vamos ver um grande foco em eventos presenciais e híbridos, eventos imersivos e com cada vez mais tecnologia envolvida, nomeadamente a nível da gamificação e, claro, eventos com consciência ambiental e social”, reforça. 

Em mais de dez anos de experiência, a Grand’Ideia já realizou eventos para grandes e pequenas empresas por todo o país, nomeadamente Sonae, Cofidis, Volkswagen, O Boticário, EDP, entre muitas outras, tendo em 2022 coordenado o principal side event da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas. A sua versatilidade permite atender a qualquer tipo de evento, independentemente da dimensão, formalidade ou budget. Além do corporativo, também realiza eventos particulares e comercializa produtos próprios na sua loja online. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

16 − ten =