MyStory: uma abordagem criativa à formação

Fotograma de MyStory / CEGOC

A CEGOC, empresa especializada em formação, lançou MyStory, uma série televisiva destinada e ensinar de forma criativa competências de liderança. O seriado, em formato “soap opera”, é composto por 13 episódios que apresentam os primeiros 100 dias da Clara – uma gestora recém-nomeada com nova equipa e novos desafios.

Através desta nova forma de aprendizagem é possível desenvolver competências na área de Liderança. Ao relatar o dia-a-dia das aventuras da Clara, a série possibilita aos gestores e equipas aprenderem com os seus erros e êxitos.

Cada episódio foca um desafio específico enfrentado frequentemente pelos novos gestores – como conduzir reuniões individuais, dar feedback negativo, motivar diferentes colaboradores, entre outros – o que proporciona uma experiência de aprendizagem imersiva, assegurando o engagement dos participantes a partir da segurança do seu próprio espaço e contexto de trabalho.

O programa é difundido através da página web da CEGOC e está acessível por assinatura, podendo ser seguido como uma série ou novela, ou como complemento a um programa de formação mais extensivo.

Fotograma do vídeo MyStory / CEGOC

Através da narração de histórias, os participantes são encorajados a implementar as melhores práticas e a evitar os desafios e armadilhas enfrentados pela “protagonista”, podendo comparar, episódio após episódio, as suas observações com as de especialistas na área.

Para Cátia Silva, Head of Open Courses Business Development e Multimodal Learning & Development Advisor na CEGOC, a série MyStory é uma nova forma de aprendizagem “mais ajustada às necessidades (e níveis de atenção e foco) da sociedade atual”, contribuindo para maiores níveis de adesão, retenção e envolvimento dos colaboradores.

“A solução de aprendizagem MyStory combina novos módulos em formato vídeo de curta duração (“bite-sized”), cenários interativos realistas (que refletem situações comuns vividas pelos participantes em contexto de trabalho), storytelling criteriosamente desenvolvido por especialistas, e desafios de aplicação prática dos conhecimentos e competências adquiridas em cada episódio – o que permite aos participantes beneficiarem de uma aprendizagem eficaz “on-the-go”, ajustada ao seu próprio contexto profissional”, acrescenta Cátia Silva.

A coleção MyStory ajuda a tornar os percursos de aprendizagem mais apelativos, dinâmicos e emocionantes – sobretudo quando combinada com exposições temáticas, debates, e-Coaching, classes virtuais, workshops, análise de situações concretas trazidas pelos participantes, entre outros. Este novo conceito de formação assenta na eficácia do Microlearning, permitindo absorver “pequenas doses de conhecimento” em vários filmes/episódios. A construção da narrativa e o próprio formato audiovisual promovem o engagement, motivação e envolvimento dos participantes, sem barreiras espaciotemporais e com possibilidade de incluir legendas e/ou dobragens para otimizar a inclusão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

twelve − 5 =