NATO Desenvolve Comunicação por Laser para Defesa Terrestre e Espacial

Startup Astrolight revoluciona a comunicação de defesa da NATO com tecnologia laser indetectável e resistente a interferências.

Foto de Astrolight

A Astrolight, uma startup lituana dedicada à comunicação laser entre espaço e Terra e entre embarcações, foi selecionada para a segunda fase do Defence Innovation Accelerator for the North Atlantic (DIANA) da NATO. A empresa está a revolucionar as comunicações militares com tecnologia laser 10 vezes mais rápida, impossível de bloquear e indetectável, substituindo as ligações convencionais por radiofrequência. Esta inovação promete trazer benefícios significativos à Aliança.

 “Acreditamos que os nossos produtos podem mudar a forma como a humanidade comunica no espaço, mas aplicar a nossa tecnologia onde pode beneficiar mais os nossos parceiros da NATO é uma das nossas prioridades”, afirmou Laurynas Mačiulis, CEO da Astrolight. A empresa está a desenvolver sistemas de comunicação resistentes a interferências para operações multi-domínio, garantindo segurança e resistência em operações de defesa no espaço, mar, ar e terra.

Entre as inovações da Astrolight destacam-se o sistema ATLAS, que possibilita uma transmissão de dados 10 vezes mais rápida entre satélites em órbita baixa e a Terra, e o sistema POLARIS, destinado à comunicação naval, substituindo as antigas lâmpadas de sinalização em ambientes onde o rádio é negado ou é necessário silêncio de rádio.

Reforçando a Comunicação de Defesa da NATO

A tecnologia de comunicação laser da visa fornecer à NATO uma alternativa segura à radiofrequência, vulnerável a ataques de guerra eletrónica. “A defesa da NATO no futuro depende da nossa capacidade de acompanhar as ameaças emergentes. Com os nossos sistemas de comunicação por laser, garantimos que a NATO usa sistemas superiores para proteger as suas forças e manter a superioridade no espaço e na Terra”, acrescentou Mačiulis.

A empresa foi uma das 10 selecionadas para a segunda fase da DIANA, entre 44 empresas de 7 países. Nesta fase, a Astrolight receberá até €300.000 em financiamento adicional, bem como acesso a redes de investidores e oportunidades de adoção da sua tecnologia pela NATO.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

nine + 10 =