José MendesAs Feiras são ferramentas de elevado desempenho competitivo, que atuam como plataformas de exploração e desenvolvimento de negócios, impulsionando as exportações.
As Feiras empresariais são ferramentas de elevado desempenho competitivo e de alto valor acrescentado, que atuam como plataformas de exploração e desenvolvimento de negócios corporativos, e impulsionam as exportações.
As feiras são também excelentes oportunidades para testar produtos e serviços, ou acompanhar os mais recentes desenvolvimentos na investigação científica relacionada com a sua área de negócio, facilitando a transferência de tecnologia e conhecimento, ou a difusão de inovações.
Por último, as feiras são importantes eventos de networking, gerando ligações entre os diferentes atores de um determinado ecossistema, e produzindo vínculos sociais que vão criar novas oportunidades para desenvolver o seu negócio.
Participar numa exposição ou feira permite que o expositor atinja vários objetivos simultaneamente, quer porque as feiras são polos de atração para potenciais clientes, ou porque é onde se apresentam os principais influenciadores de um mercado.
Expor numa feira deve por isso obedecer a uma estratégia clara, com objetivos bem definidos. Avalie em primeiro lugar o tipo de evento em que vai participar e depois escolha quais são os objetivos mais adequados ao seu negócio, tendo em conta que nem todos podem ser alcançados simultaneamente. Veja aqui 6 argumentos para valorizar o seu investimento:
Mas as feiras empresariais não são apenas importantes para os expositores. Também os participantes, que se deslocam a este tipo de eventos como visitantes, podem identificar as tendências de um determinado mercado, servindo de inspiração para os seus negócios, ou projetos empresariais ainda em gestação.
Conhecer o mercado e sua evolução, ganhando inteligência competitiva para o seu negócio, é fundamental para um empreendedor que esteja a preparar-se para entrar no mercado. Este tipo de eventos é também importante para motivar a sua equipa de vendas, avaliando como os seus produtos e serviços se posicionam relativamente à concorrência.
Os eventos empresariais são construtores de comunidades transversais a uma determinada área de atividade, gerando laços de afinidade com base nos valores, competências, interesses e projetos comuns, e simultaneamente atuando como uma plataforma para a sua difusão.
Além dos produtos e serviços exibidos pelos expositores, as feiras empresariais expõem ainda os valores transmitidos pela comunidade que constitui o seu ecossistema. Este tipo de eventos contribuem ainda para gerar um círculo virtuoso de atratividade, arrastando, além da comunidade que a compõe, todos os que a ela desejam pertencer e, desse modo, fortalecendo a sua legitimidade e reforçando o seu capital intelectual.
Ao tornar-se polo de atração para lá do seu espaço territorial - que na maioria das vezes pode ultrapassar fronteiras - as feiras transformam-se em território virtual que permanece muito para lá dos dias do evento, transformando os laços sociais estabelecidos em ativos intangíveis que agregam vantagens competitivas para o seu negócio.