• Notícias
  • Eventos
  • Entrar
    Registar
    Sobre
    Ajuda

Notícia 

  • Todos
  • Atualidade
  • Emprendedorismo
  • Economia
  • Tecnologia
  • Empresas
  • Eventos
  • Guias
  • Entrevista
  • Voltar

Ana Alves: “A requalificação digital é uma questão de sustentabilidade humana”

Empreendedor.com  Empreendedor.com
  2 min

Ana Alves, da Numen, defende que a requalificação digital é essencial para enfrentar o impacto da IA e garantir uma transição tecnológica inclusiva.

“A requalificação digital não é apenas uma questão de competitividade, é uma questão de sustentabilidade humana.” A frase é de Ana Alves, Head of Business da Numen Europa e co-líder da Women In Tech.org, que alerta para o risco de agravamento das desigualdades sociais e de género à medida que a Inteligência Artificial (IA) transforma o mercado de trabalho.

A Numen, consultora tecnológica com sede em Lisboa, tem apostado na democratização do acesso à formação digital através da Moovi, uma plataforma de aprendizagem que combina gamificação, certificação oficial SAP e ambientes de teste reais. Entre as inovações, destaca-se o Tutor AI, um assistente inteligente que acompanha os alunos com simulações de exame e feedback interativo, aplicando a IA à capacitação profissional.

Durante o evento SAP Inside Track Porto 2025, a empresa apresentou as suas soluções de formação baseadas em IA e promoveu assinaturas gratuitas da Moovi, incluindo bolsas exclusivas para mulheres. A iniciativa reforça o compromisso da Numen com a inclusão digital e a diversidade de género num setor onde, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), 79% das mulheres exercem funções com alto risco de automação e apenas 29% têm competências relacionadas com IA.

Para o CEO da Numen Europa, Danilo Santos, “o problema não é a tecnologia, é a falta de preparação”. O gestor considera que o futuro do trabalho depende de programas de requalificação digital acessíveis e práticos, capazes de acompanhar o ritmo da automação e reduzir o impacto da exclusão tecnológica.

Presente em vários países europeus e com mais de mil colaboradores, a Numen atua nas áreas de tecnologia, formação e transformação digital. A integração da Moovi reforça o seu papel na criação de competências tecnológicas e na promoção de uma transição justa para a economia digital.


Image
Empreendedor.com
Empreendedor.com é a principal revista de empreendedorismo em Portugal. Empreendedor é um projeto de informação que tem como objetivo informar e promover a cooperação entre i...
Ao inscrever-me na MyBusiness.com aceito os termos e condições do serviço . O utilizador poderá qualquer momento proceder à actualização ou eliminação dos dados fornecidos.
BE INSPIRED!
  • Discover People
  • Learn New Skills
  • Find New Markets
  • Digitize Your Business
Não comece um negócio a menos que ele seja uma obsessão e algo que você ame. Se estiver a pensar numa estratégia de saída, então não é uma obsessão
Mark Cuban
Empresário Americano
Próximos Eventos
  • © 2026 MyBusiness.com
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
Powered By