• News
  • Login
    Register
    About
    Help

News Item 

  • All
  • News
  • Entrepreneurship
  • Economy
  • Technology
  • Companies
  • Events
  • Guides
  • Interview
Back Capgemini e Instituto de Telecomunicações unem esforços para liderar segurança quântica

Capgemini e Instituto de Telecomunicações unem esforços para liderar segurança quântica

Empreendedor.com
Empreendedor.com
News
Jan 20, 2025

Capgemini e Instituto das Telecomunicações unem-se para liderar o futuro da cibersegurança com tecnologia quântica avançada.

A Capgemini e o Instituto de Telecomunicações (IT) anunciaram uma parceria estratégica para o desenvolvimento de soluções pioneiras na área da segurança e comunicação quântica. Esta colaboração promete revolucionar a cibersegurança no contexto da emergente era da computação quântica.

Segurança quântica: o futuro das comunicações

Num mundo digital cada vez mais conectado, a proteção de informações sensíveis é crucial. A criptografia quântica, uma das áreas de foco desta parceria, oferece níveis de segurança sem precedentes, capazes de resistir até às ameaças cibernéticas mais sofisticadas.

A Capgemini Portugal e o IT trabalham no desenvolvimento de protocolos de encriptação baseados nos princípios da mecânica quântica. Estes avanços não apenas fortalecem a segurança das comunicações, mas também moldam os padrões de cibersegurança do futuro.

Foto de Sónia Pina / Instituto de Telecomunicações

QuLab: um centro de excelência em tecnologia quântica

O IT tem investido significativamente no Quantum Photonics Laboratory - QuLab, uma unidade especializada em tecnologias óticas clássicas e quânticas. Este laboratório dedica-se a áreas como a geração de estados quânticos, comunicações óticas no espaço livre, e criptografia quântica.

A Capgemini, por sua vez, disponibilizará hardware de última geração e contará com a sua rede global de especialistas, reforçando a capacidade de investigação e desenvolvimento do QuLab. Esta sinergia promove uma ligação estreita entre ciência, tecnologia e a criação de produtos acessíveis.


Compromisso com a inovação

João Neves, responsável por Tecnologia e Inovação da Capgemini Engineering em Portugal, sublinha que “Ao unirmos recursos e conhecimento, garantimos que os nossos clientes estão preparados para a era quântica, de forma segura.”

Para Emmanuel Zambrini Cruzeiro, do Instituto Superior Técnico e coordenador do QuLab, complementa: “É fundamental ligar a ciência a tecnologias que possam ser acessíveis, permitindo inovação contínua e impacto na sociedade.”

Com mais de 30 anos de experiência e uma vasta rede de colaboração entre universidades e empresas, o Instituto de Telecomunicações é um dos principais atores em I&D no setor das telecomunicações em Portugal. A organização conta com cerca de 900 investigadores e tem um portfólio de mais de 3.300 projetos nacionais e internacionais.

Por seu turno, a Capgemini é um grupo empresarial focado no desenvolvimento de soluções tecnológicas para atender as necessidades de negócios. Com uma equipa que reúne 340 mil colaboradores em mais de 50 países e receitas acima de 22 mil milhões de euros., o grupo apoia organizações de pesquisa em todo o mundo.


Empreendedor.com
Empreendedor.com
A Revista do Empreendedor é uma publicação digital independente, sediada em Portugal, que promove o conhecimento prático e estratégico no universo dos negócios.
In the world of business, the people who are most successful are those who are doing what they love
Warren Buffett
American Business Investor
Next Events
Empreendedor.com
Sobre o Empreendedor.com
Estatuto Editorial
Ficha Técnica
Termos de Utilização
Contacts
Contactos
  contacto@empreendedor.com

  • © 2026 Copyright Empreendedor
  • Privacy Policy
  • Cookie Policy
Powered By