• News
  • Login
    Register
    About
    Help

News Item 

  • All
  • News
  • Entrepreneurship
  • Economy
  • Technology
  • Companies
  • Events
  • Guides
  • Interview
Back Cleanwatts Implementa Comunidade de Energia Renovável nos Açores

Cleanwatts Implementa Comunidade de Energia Renovável nos Açores

Empreendedor.com
Empreendedor.com
News
Jan 16, 2024

A Cleanwatts e a Kinergy pioneiras na implementação da primeira Comunidade de Energia Renovável nos Açores, promovendo a sustentabilidade na região.

A Cleanwatts, em colaboração com a empresa açoriana Kinergy, está a liderar a implementação da primeira Comunidade de Energia Renovável (CER) nos Açores. Esta iniciativa, promovida pela Câmara Municipal da Ribeira Grande e apoiada pela empresa climate tech com sede em Coimbra, representa um marco significativo na transição energética no arquipélago.

Maria João Benquerença, Diretora de Comunidades de Energia da Cleanwatts, destacou o papel pioneiro da empresa na criação de CER em Portugal continental. Benquerença salienta que esta comunidade nos Açores tem a especial vantagem de se “suportar em investimentos que já tinham sido feitos pela autarquia, não implicando investimento do município, mas apenas a valorização dos recursos já existentes e a partilha dos seus benefícios pela comunidade”.

A CER será estabelecida com base na capacidade fotovoltaica previamente instalada pela autarquia, visando a produção de energia renovável nos edifícios públicos. Este investimento foi parcialmente financiado pelo programa Açores 2020, com o propósito de melhorar a eficiência energética dos edifícios públicos e reduzir a despesa energética. A CER permitirá a otimização do investimento da autarquia, possibilitando que o excedente de energia seja partilhado entre os membros da comunidade local, resultando numa redução nas faturas energéticas.

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, a CER visa a redução das despesas energéticas para os participantes do municipio. Gaudêncio expressa ainda a intenção de aplicar um modelo semelhante em zonas industriais, como estratégia para atrair novas empresas para o concelho.


Empreendedor.com
Empreendedor.com
A Revista do Empreendedor é uma publicação digital independente, sediada em Portugal, que promove o conhecimento prático e estratégico no universo dos negócios.
In a world that’s changing really quickly, the only strategy that is guaranteed to fail is not taking risks
Mark Zuckerberg
CEO Facebook(Meta)
Next Events
Empreendedor.com
Sobre o Empreendedor.com
Estatuto Editorial
Ficha Técnica
Termos de Utilização
Contacts
Contactos
  contacto@empreendedor.com

  • © 2026 Copyright Empreendedor
  • Privacy Policy
  • Cookie Policy
Powered By