• Notícias
  • Eventos
  • Entrar
    Registar
    Sobre
    Ajuda

Notícia 

  • Todos
  • Atualidade
  • Emprendedorismo
  • Economia
  • Tecnologia
  • Empresas
  • Eventos
  • Guias
  • Entrevista
  • Voltar

Contratação pública trava acesso das PME digitais ao mercado europeu

Empreendedor.com Editor  Empreendedor.com Editor
  2 min

Estudo europeu indica que a complexidade da contratação pública continua a afastar PME digitais, apesar da elevada maturidade tecnológica em Portugal.

Um estudo sobre contratação pública na Europa indica que processos complexos continuam a limitar a participação das PME digitais, apesar da sua elevada maturidade tecnológica.

A contratação pública na Europa continua a representar um obstáculo significativo à entrada das PME digitais, apesar do elevado nível de adoção tecnológica destas empresas. Um estudo recente, realizado pela Strand Partners a pedido da Amazon Web Services (AWS), conclui que a simplificação e digitalização dos processos públicos poderiam gerar até 1,8 milhões de novos empregos e desbloquear cerca de 117 mil milhões de euros em Valor Acrescentado Bruto para as PME digitais europeias.

O relatório, baseado num inquérito a três mil PME digitais em vários países europeus, aponta um paradoxo estrutural: na Península Ibérica, 62% das PME utilizam inteligência artificial ou machine learning, valor acima da média europeia, e 60% recorrem a serviços de cloud computing, mas continuam a enfrentar dificuldades em aceder a concursos públicos, um mercado estimado em dois biliões de euros anuais.

Em Portugal e Espanha, 43% das PME digitais nunca consideraram participar em processos de contratação pública, um valor alinhado com a média europeia. Mais relevante, apenas 49% das empresas ibéricas veem este mercado como parte da sua estratégia de crescimento futuro, abaixo dos 57% registados no resto da Europa. A complexidade excessiva dos procedimentos, os elevados requisitos documentais e a rigidez dos critérios de qualificação surgem como os principais fatores dissuasores.

Foto de Freepik

Segundo o estudo, mais de sete em cada dez PME digitais europeias acabam por não participar, desistir a meio ou obter um retorno considerado insuficiente do investimento feito nos concursos públicos. Na Península Ibérica, embora a taxa de desistência seja inferior à média europeia, os motivos apontados mantêm-se semelhantes, com destaque para a complexidade administrativa e os custos associados à preparação das propostas.

Para André Rodrigues, responsável da AWS em Portugal, a simplificação dos processos poderia permitir um maior contributo das PME digitais para a modernização dos serviços públicos e para o crescimento económico. Ainda assim, o estudo sublinha que o problema é estrutural e exige mudanças nos modelos de contratação, de forma a torná-los mais acessíveis, previsíveis e coerentes à escala europeia.

As conclusões reforçam a ideia de que, sem uma reforma efetiva da contratação pública, a Europa continuará a subaproveitar o potencial das suas PME digitais, num contexto em que a inovação tecnológica e a competitividade económica dependem cada vez mais da capacidade de ligação entre o setor público e o tecido empresarial.


Image
Empreendedor.com Editor
A Revista do Empreendedor é uma publicação digital independente, sediada em Portugal, que promove o conhecimento prático e estratégico no universo dos negócios. Desde 2014...
Ao inscrever-me na MyBusiness.com aceito os termos e condições do serviço . O utilizador poderá qualquer momento proceder à actualização ou eliminação dos dados fornecidos.
CONNECT!
  • Make Connections
  • Present Yourself
  • Generate New Leads
  • Make Partnerships
Nunca se deixe limitar pelas imaginações limitadas das outras pessoas
Mae Jemison
Engenheira Americana, Astronauta da NASA
Próximos Eventos
  • © 2026 MyBusiness.com
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
Powered By