• Notícias
  • Entrar
    Registar
    Sobre
    Ajuda

Notícia 

  • Todos
  • Atualidade
  • Empreendedorismo
  • Economia
  • Tecnologia
  • Empresas
  • Eventos
  • Guias
  • Entrevista
Back Crédito à habitação pesa mais na escolha do banco em Portugal

Crédito à habitação pesa mais na escolha do banco em Portugal

Empreendedor.com
Empreendedor.com
Atualidade
13 Abr 2026

Os portugueses são os europeus que mais valorizam condições de crédito à habitação na escolha do banco, segundo estudo da Oliver Wyman.
Os portugueses são os consumidores europeus que mais valorizam condições vantajosas de crédito à habitação na escolha do banco principal, num contexto marcado pela pressão do mercado imobiliário e pelo peso crescente do financiamento nas decisões financeiras das famílias.

A conclusão é do estudo Top 7 Retail Banking Distribution Trends for 2026, da consultora Oliver Wyman, que indica que 21% dos consumidores portugueses consideram as ofertas de crédito à habitação um fator prioritário na escolha do banco onde mantêm a conta principal, muito acima da média europeia de 8%.

Segundo Miguel Ribeiro, principal da Oliver Wyman, o comportamento reflete uma abordagem particularmente racional dos consumidores portugueses perante o atual contexto económico.
“Num contexto em que o mercado imobiliário atingiu níveis historicamente elevados e o rendimento per capita, embora em ascensão, continua baixo, os portugueses demonstram um comportamento financeiro especialmente racional”, afirma o responsável.

O estudo revela ainda que os consumidores nacionais também atribuem maior importância a preços e comissões reduzidas do que a maioria dos seus congéneres europeus, reforçando a sensibilidade do mercado português ao custo global da relação bancária.

Apesar desta forte racionalidade financeira, os portugueses mantêm igualmente uma elevada abertura à inovação digital. Cerca de 52% afirmam sentir-se confortáveis em confiar na inteligência artificial para aconselhamento financeiro — a percentagem mais elevada entre os países analisados — e 58% mostram-se disponíveis para utilizar um banco exclusivamente digital como conta principal.

Ainda assim, a digitalização não elimina a necessidade de proximidade física: 91% dos inquiridos consideram importante que o seu banco mantenha uma agência física, enquanto 64% preferem reuniões presenciais quando estão em causa decisões financeiras complexas, como a contratação de crédito à habitação.

Empreendedor.com
Empreendedor.com
A Revista do Empreendedor é uma publicação digital independente, sediada em Portugal, que promove o conhecimento prático e estratégico no universo dos negócios.
A função da liderança é produzir mais líderes, não mais seguidores
Ralph Nader
Próximos Eventos
Empreendedor.com
Sobre o Empreendedor.com
Estatuto Editorial
Ficha Técnica
Termos de Utilização
Contactos
Contactos
  contacto@empreendedor.com

  • © 2026 Copyright Empreendedor
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Powered By