Luciane Bemfica?
Para deixar claro para quem ainda não sabe, somos marcas pessoais, queiramos ou não. A marca pessoal é a união das características de personalidade e imagem que as pessoas percebem ao entrar em contato conosco. Portanto, cada um com a sua.
O Branding Pessoal é que faz a gestão da marca de forma consciente da percepção que queremos transmitir sobre nós mesmos. Esta é a diferença de quem trabalha o próprio branding e quem não o faz.
O marketing pessoal é uma poderosa ferramenta dentro do trabalho de personal branding. É quando entramos na etapa da visibilidade. Conseguimos construir autoridade, externamos nossa propriedade intelectual e nos tornamos referência no que fazemos de melhor por meio da comunicação adequada para o nosso público.

Em um mundo digital onde estamos inseridos, não basta ser referência física, é preciso reforçar nossos touchpoints nas plataformas digitais. Me refiro à construção de autoridade, sobretudo por meio das redes sociais.
Convido a fazer um exercício simples: quando você pensa no seu ramo de atividade profissional, quem é a pessoa que lhe vem à memória como referência no que faz? Se não for você mesmo, observe o que esta pessoa faz que lhe coloca no status de referência. Isso provavelmente inclui a publicação de artigos sobre o tema, suas opiniões publicadas em vídeos, fotos, entrevistas e palestras.
Agora pense no modo como você se movimenta na sua atividade profissional. Você produz e publica artigos sobre o seu core business? Demonstra para os outros as suas opiniões e teorias? Até que ponto tem aproveitado as suas redes para publicar conteúdo autoral? Já pensou em escrever artigos no LinkedIn, por exemplo?
Esta é uma maneira simples e eficaz de construir reputação. E isso, cada um tem de fazer por si. Reputação não se compra com post patrocinado. Se conquista construindo dia a dia e leva tempo.

Tenho ouvido com frequência que as pessoas não sabem ou não têm tempo para se dedicarem ao marketing pessoal ou que pensam que isso não é importante, ou que é pura vaidade. Quando vejo o que estas pessoas publicam em suas redes sociais, percebo que são ativas (têm tempo!) e que publicam coisas que poderiam ser substituídas por outras, em benefício próprio.
O bom uso da rede, um espaço infinitamente cheio de possibilidades, pode converter em boa reputação, pode assegurar referência e autoridade, pode expandir contatos, desde que haja objetivo, tempo e disposição.
?
?
Seja visível e acessível
Nada de se esconder no seu escritório atrás do computador à espera de construir uma marca pessoal. Você precisa se tornar visível e acessível. Participe de eventos, mesmo que seja apenas para socializar. Crie seus perfis de redes sociais abertos ao público e permita mensagens recebidas. Comece a exercer o hábito de usar os recursos em vídeo como o stories do Intagram, por exemplo e interaja com seus seguidores. Quanto mais visível e acessível você for, mais forte se tornará a sua marca pessoal.
?
Não use as mídias sociais como um canal de marketing de 100%. É bom lançar uma oferta ou promover sua empresa ocasionalmente, mas se concentrar em mostrar o verdadeiro você. Se você sempre fizer postagens feito um robô, sem mostrar quem é, você irá afastar as pessoas. O público gosta de ver o outro lado - o que você faz nos finais de semana, onde você come, quais seus hobbies e interesses, etc. Isso humaniza e atrai mais pessoas para você.
?
Seu negócio é tão bom quanto as pessoas que o executam, inclusive você. É importante que você entenda o seu business por dentro e por fora. Isso inclui estar atualizado sobre as tendências, novidades e olhar para a sua concorrência de forma saudável. Quando você faz isso, ajuda a posicionar-se como um líder de pensamento em seu segmento, elevando sua marca pessoal para um nível mais alto.
?
Muitas pessoas andam em direção ao caminho errado, sem propósito de marca. Eles se concentram em suas próprias necessidades e benefícios pessoais, ignorando completamente as necessidades e os desejos da outra pessoa. Concentre-se em redes benéficas bidirecionais, certificando-se de dar a outra pessoa a oportunidade de se beneficiar da relação também. Esta abordagem irá ajudá-lo a garantir mais conexões e oportunidades, o que contribuirá para fortalecer sua marca pessoal.
?
Você sabe que sua marca pessoal é forte quando você se torna fonte de informação. Esforce-se para ser a mídia dos meios de comunicação e os contatos dos jornalistas quando eles precisam de conselhos de especialistas ou informações sobre um tópico popular ou notícias de última hora. Comece compartilhando notícias e informações que você considera úteis nas mídias sociais e envie-a para sua lista de e-mail. Isso também pode ajudar a construir sua rede de seguidores, o que leva as pessoas a vê-lo como uma autoridade confiável em seu segmento. Em última análise, isso atrairá mais pessoas para você.
?
As empresa têm uma proposta de valor. Com as marcas pessoais não é diferente. O que o torna, como pessoa, atraente para clientes ou clientes em potencial? O que faz você especial? O que faz alguém comprar o seu produto ou serviço?
?