Empreendedor.comEstudo revela que empresas de viagens líderes destacam-se com 68% mais competências de IA e melhores práticas de gestão de recursos humanos.
Estudo da BCG revela que empresas líderes têm 68% mais competências de IA do que concorrentes e destacam-se na gestão de recursos humanos.
As empresas líderes no setor do turismo possuem 68% mais competências de Inteligência Artificial (IA) em comparação com as concorrentes, de acordo com o estudo “Building the Travel Company of the Future” da Boston Consulting Group (BCG). Além disso, estas empresas oferecem 45% mais vantagens diferenciadas aos seus colaboradores, resultando em melhor desempenho no mercado, eficiência operacional e excelência no atendimento ao cliente.
No atual cenário de planeamento de viagens, influenciado por recomendações de influenciadores, avaliações online e anúncios personalizados, a IA tornou-se uma ferramenta essencial. O estudo revela que as empresas líderes no setor do turismo utilizam análises avançadas de dados e IA ao longo da cadeia de valor, proporcionando hiperpersonalização e otimizando a cadeia de fornecimento. Esta combinação de tecnologia avançada e talento humano confere-lhes uma vantagem competitiva significativa.

Para as empresas de viagens mais tradicionais que procuram melhorar a sua competitividade, a BCG recomenda seis estratégias inovadoras:
Ao adotar estas estratégias, as empresas de viagens mais atrasadas podem alcançar os líderes do setor, responder melhor às necessidades dos consumidores e manter-se competitivas.