• Notícias
  • Entrar
    Registar
    Sobre
    Ajuda

Notícia 

  • Todos
  • Atualidade
  • Empreendedorismo
  • Economia
  • Tecnologia
  • Empresas
  • Eventos
  • Guias
  • Entrevista
Back Época Natalícia Afeta Mercado Imobiliário em Portugal

Época Natalícia Afeta Mercado Imobiliário em Portugal

Empreendedor.com
Empreendedor.com
Atualidade
23 Dez 2023

Inquérito revela que portugueses consideram difícil vender casas durante a época natalícia, apontando desafios no mercado imobiliário.

Um inquérito realizado pela imovendo a 11 mil pessoas revela que a maioria dos portugueses acredita que as casas não se vendem facilmente durante a época natalícia. Dos participantes, 65% consideraram que o Natal não é propício para a venda de imóveis, sendo que 46,2% esperariam receber menos contactos caso tivessem a sua casa disponível para venda.

O fato de quem compra casa em dezembro ter que pagar o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) referente a todo o ano de 2023 é uma medida desaprovada por 85% dos inquiridos. Mais de metade prefere adiar a compra para janeiro precisamente por essa razão. Além disso, 77,5% dos participantes acreditam que os processos de compra e venda de casas são mais demorados nesta época do ano.

Com Bruxelas destacando Portugal como um dos países da União Europeia com maior crescimento nos preços das casas, o inquérito indica que 90% dos inquiridos consideram as casas portuguesas frias, identificando o aquecimento como o fator mais relevante para um Natal confortável, segundo 75%.

O estudo também revela que, além do aquecimento, os portugueses valorizam ter um quarto de hóspedes, estacionamento e espaços exteriores. A dimensão da casa (35%), temperatura (42,5%), e localização (22,5%) são características consideradas mais importantes na escolha de onde passar o Natal, segundo os inquiridos.

A sondagem aponta ainda que os portugueses estão divididos quanto à dimensão das casas, com metade considerando-as pequenas, enquanto a outra metade afirma que a perceção depende se é moradia ou apartamento.

Para Miguel Mascarenhas, CEO da imovendo “as pessoas ressentem a qualidade das casas em Portugal e, em alturas como o Natal, as críticas sobre a habitação tornam-se mais evidentes, não devendo o preço dos imóveis ser o único fator em consideração para melhorar as casas dos portugueses.”


Empreendedor.com
Empreendedor.com
A Revista do Empreendedor é uma publicação digital independente, sediada em Portugal, que promove o conhecimento prático e estratégico no universo dos negócios.
Eu não falhei. Apenas encontrei 10.000 maneiras que não funcionam
Thomas Edison
Próximos Eventos
Empreendedor.com
Sobre o Empreendedor.com
Estatuto Editorial
Ficha Técnica
Termos de Utilização
Contactos
Contactos
  contacto@empreendedor.com

  • © 2026 Copyright Empreendedor
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Powered By