• News
  • Login
    Register
    About
    Help

News Item 

  • All
  • News
  • Entrepreneurship
  • Economy
  • Technology
  • Companies
  • Events
  • Guides
  • Interview
Back Férias sem culpa: como desligar sem ansiedade e com equilíbrio

Férias sem culpa: como desligar sem ansiedade e com equilíbrio

Empreendedor.com
Empreendedor.com
News
Jul 29, 2025

A psicóloga Filipa Jardim da Silva partilha estratégias para preparar as férias sem culpa e desconectar com responsabilidade.

Para muitas pessoas, o período de férias traz mais ansiedade do que descanso. O receio de deixar projetos em curso, o medo de perder o controlo ou a dificuldade em desligar são sintomas frequentes, muitas vezes ligados à síndrome de impostor. A psicóloga clínica Filipa Jardim da Silva, fundadora e CEO da Academia Transformar, explica que este padrão está associado a uma autocrítica exagerada e à crença inconsciente de que é preciso provar constantemente o próprio valor.

Segundo a especialista, é possível preparar as férias com responsabilidade e manter o equilíbrio emocional. Organizar o trabalho com clareza, confiar na equipa, estabelecer limites realistas e aceitar que o descanso é essencial são passos fundamentais. “Desligar não é um luxo, é uma necessidade”, sublinha.

A ideia de que só o nosso contributo é válido pode ser uma armadilha emocional. “A crença de que só eu faço bem alimenta a síndrome de impostor e bloqueia a delegação saudável”, alerta Filipa Jardim da Silva. Preparar um ponto de situação claro, deixar orientações essenciais e evitar antecipar cenários improváveis ajuda a reduzir a ansiedade.

Para a psicóloga, aprender a parar é um ato de auto-validação. Quando nos permitimos descansar, estamos a reconhecer o nosso valor sem depender da produtividade constante para o justificar. Férias são, acima de tudo, uma oportunidade para recuperar energia, reencontrar foco e regressar com clareza e motivação renovada.


Empreendedor.com
Empreendedor.com
A Revista do Empreendedor é uma publicação digital independente, sediada em Portugal, que promove o conhecimento prático e estratégico no universo dos negócios.
I don’t know the key to success, but the key to failure is trying to please everybody.
Bill Cosby
American Comedian
Next Events
Empreendedor.com
Sobre o Empreendedor.com
Estatuto Editorial
Ficha Técnica
Termos de Utilização
Contacts
Contactos
  contacto@empreendedor.com

  • © 2026 Copyright Empreendedor
  • Privacy Policy
  • Cookie Policy
Powered By