• Notícias
  • Eventos
  • Entrar
    Registar
    Sobre
    Ajuda

Notícia 

  • Todos
  • Atualidade
  • Emprendedorismo
  • Economia
  • Tecnologia
  • Empresas
  • Eventos
  • Guias
  • Entrevista
  • Voltar

Fundação Gulbenkian procura soluções tecnológicas para apoiar população idosa

Empreendedor.com  Empreendedor.com
  2 min

A Fundação Calouste Gulbenkian lança um hackathon destinado a encontrar soluções para a melhorar a qualidade de vida da população sénior.

Pode a tecnologia ajudar os idosos? A Fundação Calouste Gulbenkian lança hackathon destinado a encontrar soluções para a melhorar a qualidade de vida da população sénior.

A iniciativa Hack For Good é uma maratona de programação organizada pela Fundação Calouste Gulbenkian que regressa, desta vez, em modo totalmente remoto e através da plataforma de inovação aberta TAIKAI.

A Hack for Good @ Home procura programadores, engenheiros, designers e estudantes para desenvolverem soluções inovadoras para resolver problemas ligados ao envelhecimento da população e tem dois prémios de 2.000 euros para os melhores projetos. As inscrições estão abertas até ao dia 2 de novembro.

Para responder a este desafio, os participantes poderão organizar-se em equipas de três a cinco elementos, identificar a área para a qual querem apresentar a sua solução – autonomia, conhecimento, comunicação e relações sociais, mobilidade individual, meios de transporte ou acesso a cuidados de saúde – e começar a maratona de três fases.

Na fase de ideação, as equipas poderão programar as suas soluções, com o apoio de mais de 20 mentores especializados na área do envelhecimento, que as poderão ajudar a direcionar o seu trabalho e a desenvolver soluções que contribuam efetivamente para a melhoria da qualidade de vida da população sénior.

Numa segunda fase, oito equipas pré-selecionadas terão oportunidade de, com base no feedback fornecido pelo júri, aperfeiçoar as suas soluções. As duas soluções mais inovadoras, que melhor respondam ao problema identificado, e que possuam um protótipo funcional e adequado às necessidades do mercado, serão conhecidas a 3 de dezembro e serão premiadas com 2.000 euros, que poderão utilizar para alavancar a sua solução.

Esta é a primeira vez que o Hack for Good decorre online, através da plataforma TAIKAI, dando oportunidade a um maior número de pessoas de participar e colocar o seu talento ao serviço do desenvolvimento sustentável, aumentando assim o potencial de impacto da iniciativa.


Image
Empreendedor.com
Empreendedor.com é a principal revista de empreendedorismo em Portugal. Empreendedor é um projeto de informação que tem como objetivo informar e promover a cooperação entre i...
Invest Smart. Choose Boston.
Ao inscrever-me na MyBusiness.com aceito os termos e condições do serviço . O utilizador poderá qualquer momento proceder à actualização ou eliminação dos dados fornecidos.
CONNECT!
  • Make Connections
  • Present Yourself
  • Generate New Leads
  • Make Partnerships
Tudo o que a mente pode conceber e acreditar, ela pode alcançar
Napoleon Hill
Autor Americano (1883-1970)
Próximos Eventos
  • © 2026 MyBusiness.com
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
Powered By