Galp acelera mobilidade elétrica com 2,1 milhões de carregamentos

Empreendedor.com Editor

  2 min
Mobilidade elétrica da Galp cresce 50% em 2025 e avança com hubs ultrarrápidos na A1 e A2.
A Galp registou 2,1 milhões de sessões de carregamento em 2025, mais 50% do que no ano anterior, e avança com o maior investimento de sempre na mobilidade elétrica em Portugal.
A mobilidade elétrica da Galp registou em 2025 o melhor desempenho de sempre, com 2,1 milhões de sessões de carregamento na Ibéria, representando um crescimento de 50% face a 2024. A operação é suportada por uma rede de 8.500 pontos de carregamento públicos e privados em Portugal e Espanha, que disponibilizaram 45 GWh de energia ao longo do ano.
Segundo João Marques da Silva, co-CEO da Galp, “a nossa rede de mobilidade elétrica continua a crescer consolidando a Galp na liderança de soluções de mobilidade sustentável”, acrescentando que a infraestrutura continuará a expandir-se tanto em centros urbanos como nos principais eixos rodoviários.
Depois de uma fase centrada na expansão da capilaridade da rede, a estratégia entra agora num novo ciclo, com foco no reforço da potência instalada e na instalação de carregadores de elevada capacidade. A energética está a executar o maior investimento de sempre neste segmento em Portugal, com a criação de oito hubs ultrarrápidos na A1 e na A2, totalizando 20 MW de potência instalada nas duas autoestradas.
Em 2025, cerca de 20% das 8.500 tomadas instaladas tinham perfil rápido ou ultrarrápido, refletindo a crescente procura por soluções de carregamento de maior velocidade. Entre os marcos do ano destaca-se ainda a inauguração de um parque com 116 tomadas no Centro Comercial Intú Xanadu, em Madrid, e a instalação do primeiro carregador de 400 kW para pesados na TJA – Transportes J. Amaral, associado à primeira rota 100% elétrica de mercadorias em Portugal.
Os resultados reforçam a aposta da Galp na eletrificação da mobilidade, num contexto de aceleração da transição energética e crescente adesão ao veículo elétrico no mercado ibérico.