• Notícias
  • Eventos
  • Entrar
    Registar
    Sobre
    Ajuda

Notícia 

  • Todos
  • Atualidade
  • Emprendedorismo
  • Economia
  • Tecnologia
  • Empresas
  • Eventos
  • Guias
  • Entrevista
  • Voltar

Hitachi Consulting testa solução para o controlo de bilhetes no Metro do Porto

Empreendedor.com  Empreendedor.com
  3 min

A solução em desenvolvimento pela equipa portuguesa da consultora tecnológica tem como objetivo reduzir a utilização do serviço de transporte da Metro do Porto por passageiros que tentem viajar sem título de transporte válido.

A consultora tecnológica ganhou o concurso para implementar uma
solução destinada a controlar utilizadores do Metro do porto que não sejam portadores
de título de transporte válido. O sistema, desenvolvido pela equipa portuguesa
da Hitachi Consulting, deverá controlar o acesso de passageiros sem bilhete,
numa rede de transporte sem barreiras físicas.

A solução em desenvolvimento pela equipa portuguesa da
consultora tecnológica tem como objetivo reduzir a utilização do serviço de
transporte da Metro do Porto por passageiros que tentem viajar sem título de
transporte válido e apoiar os agentes de fiscalização de títulos de transporte
numa das maiores redes de metropolitano ligeiro da Europa.

À semelhança do que acontece noutras cidades, como Berlim,
Viena ou Praga, o Metro do Porto não tem barreiras físicas para controlo de
títulos de transporte nos acessos das Estações, sendo a validação de títulos
considerada como um ato de civilidade sem necessidade de restrições. No
entanto, considera-se necessário realizar a verificação da correta utilização
do transporte, para além da fiscalização de títulos por agentes, como forma de
se evitar a perda de receita.

Com esta finalidade (deteção de utilizadores sem títulos de
transporte válidos), a Hitachi Consulting irá testar uma solução, fazendo uso
de sensores LIDAR, para detetar ações, movimentos e direções dos utilizadores
do serviço de transporte, no seu percurso de acesso ao Metro, sem invadir a
privacidade.

Jorge Antunes, Diretor de Desenvolvimento do Negócio para a região EMEA da consultora, explica que “a Hitachi Consulting tem uma experiência acumulada nesta área, com casos de sucesso semelhantes e em locais comerciais, ajudando na gestão dos espaços para efeitos de segurança ou rentabilidade".

No Metro do Porto, o sistema de sensores LIDAR irá permitir controlar o número de pessoas que acede ao Metro e com título de transporte válido, detetar as situações irregulares e apoiar os agentes de fiscalização no acompanhamento dos infratores. “Estes sensores permitem-nos fazer esta deteção sem identificar o indivíduo, cumprindo todos os requisitos do Regulamento Geral de Proteção de Dados”, acrescenta.

Para a Metro do Porto, a solução de controlo de clientes sem título de transporte válido teria de passar por uma abordagem técnica “não clássica”, dado ser relevante poder-se realizar o controlo de clientes mantendo o acesso ao transporte sem a introdução de condicionantes físicas que alterassem a conceção e imagem das Estações.

As ideias de solução recebidas foram diversificadas, tendo a sua avaliação reconhecido haver bom potencial de satisfação dos objetivos a alcançar na ideia da Hitachi, o que irá ser melhor avaliado através de uma implementação real de demonstração.


Image
Empreendedor.com
Empreendedor.com é a principal revista de empreendedorismo em Portugal. Empreendedor é um projeto de informação que tem como objetivo informar e promover a cooperação entre i...
Ao inscrever-me na MyBusiness.com aceito os termos e condições do serviço . O utilizador poderá qualquer momento proceder à actualização ou eliminação dos dados fornecidos.
CONNECT!
  • Make Connections
  • Present Yourself
  • Generate New Leads
  • Make Partnerships
Eu não falhei. Apenas encontrei 10.000 maneiras que não funcionam
Thomas Edison
Próximos Eventos
  • © 2026 MyBusiness.com
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
Powered By