• Notícias
  • Eventos
  • Entrar
    Registar
    Sobre
    Ajuda

Notícia 

  • Todos
  • Atualidade
  • Emprendedorismo
  • Economia
  • Tecnologia
  • Empresas
  • Eventos
  • Guias
  • Entrevista
  • Voltar

Mercado Imobiliário: Diminui número de imóveis para venda

Empreendedor.com  Empreendedor.com
  2 min

No primeiro quadrimestre do ano, o mercado imobiliário demonstrou abrandamento na oferta, especialmente nas grandes cidades, antecipando uma subida nos preços

No primeiro quadrimestre do ano, o mercado imobiliário deu sinais de escassez de imóveis para venda, em especial nas grandes cidades, demonstrando sinais de abrandamento da oferta de cerca de 6%, face ao final de 2021, o que pode provocar uma escalada de preços a curto prazo, especialmente nas grandes cidades, segundo a análise realizada pela Imovendo.

No passado mês de abril havia cerca de 135 mil imóveis disponíveis para venda contra 150 mil anunciados no final de 2021. A maior queda de inventário deu-se nos apartamentos, sendo que a oferta de moradias se manteve relativamente estável durante os primeiros 4 meses do ano.

Os valores avançados pela imobiliária digital mostram que a maioria dos negócios se situa nas áreas das grandes cidades, especialmente na grande Lisboa, e que há cada vez menos apartamentos à venda, usados ou novos.

Já do lado das vendas de imóveis, o ritmo de negócios é semelhante ao de 2021 tendo sido vendidos mais de 38 mil imóveis no primeiro trimestre do ano de 2022 e cerca de 13 mil em abril de 2022, ou seja, a procura continua ativa, apesar da subida de preços e das novas condicionantes aos empréstimos habitação.

?“Ainda existe muita incerteza quanto a uma subida das taxas de juro, que a acontecer terá de ser ou em julho e/ou em setembro de 2022 meses em que a comissão executiva do BCE se reúne com os governadores dos bancos centrais da zona euro, mas estima-se que esse aumento se possa situar nos 25pontos base, caso o mesmo ocorra.” Explica Nélio Leão, CEO da Imovendo. “Embora a taxa de inflação registada seja já 4 vezes superior ao estimado no ano anterior, um aumento das taxas de juro pode levar a zona euro para uma recessão que não é desejada” termina

As expectativas relativamente à compra e venda de imóveis no mercado, para o primeiro semestre apontam para a estabilização face ao último semestre de 2021, tanto nas zonas de Lisboa e Porto como fora destas duas grandes áreas metropolitanas. ?

“É expetável que esta incerteza, a guerra na Ucrânia e o ressurgimento de uma nova vaga de Covid, afete a confiança dos consumidores e que se verifique um abrandamento no mercado imobiliário, embora tenha sido um mercado bastante resiliente durante os últimos 2 anos.” Refere ainda Nélio Leão.


Image
Empreendedor.com
Empreendedor.com é a principal revista de empreendedorismo em Portugal. Empreendedor é um projeto de informação que tem como objetivo informar e promover a cooperação entre i...
Invest Smart. Choose Boston.
Ao inscrever-me na MyBusiness.com aceito os termos e condições do serviço . O utilizador poderá qualquer momento proceder à actualização ou eliminação dos dados fornecidos.
BE IN CONTROL!
  • Own All Your Data
  • Control Your Activities
  • No Advertisement
  • Monitor Everything
Num mundo que muda muito rapidamente, a única estratégia garantida para falhar é não correr riscos
Mark Zuckerberg
CEO do Facebook (Meta)
Próximos Eventos
  • © 2026 MyBusiness.com
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
Powered By