• Notícias
  • Entrar
    Registar
    Sobre
    Ajuda

Notícia 

  • Todos
  • Atualidade
  • Empreendedorismo
  • Economia
  • Tecnologia
  • Empresas
  • Eventos
  • Guias
  • Entrevista
Back Mulheres na Tecnologia Continuam a Sentir-se Subvalorizadas e Sub-representadas

Mulheres na Tecnologia Continuam a Sentir-se Subvalorizadas e Sub-representadas

Empreendedor.com
Empreendedor.com
Atualidade
3 Out 2024

Mulheres na tecnologia continuam a enfrentar desafios como sub-representação, desigualdade salarial, revela relatório Women in Tech Survey.

O Web Summit revelou os resultados do seu quinto relatório global sobre mulheres na tecnologia, que destaca desafios persistentes para as profissionais neste setor. A pesquisa, que inquiriu mais de mil mulheres, revelou que muitas continuam a sentir-se sub-representadas e com salários abaixo dos seus colegas masculinos. Também sentem discriminação dos investidores. Quase um terço (29,6%) das inquiridas indicou o financiamento como um obstáculo significativo para iniciar um negócio, refletindo uma tendência global de startups lideradas por mulheres a enfrentar dificuldades em captar capital de risco.

O relatório “2024 Women in Tech Survey” aponta ainda que mais de metade das entrevistadas salientou a falta de mulheres em cargos de liderança, com 51% a referirem uma compensação desigual em relação aos homens. O equilíbrio entre carreira e vida familiar surge como um desafio crescente, com mais de 50% das mulheres a relatar experiências de sexismo no local de trabalho. Apesar dos obstáculos, 76% das inquiridas afirmam sentir-se capacitadas para assumir funções de liderança.

Mulheres na tecnologia continuam a enfrentar desafios como sub-representação, desigualdade salarial, revela relatório Women in Tech Survey.
Depoimento de uma das entrevistadas na pesquisa 2024 Women in Tech Survey (fonte: Web Summit)

Carolyn Quinlan, VP de comunidade do Web Summit, destacou que “É frustrante que questões como sexismo, salários injustos, síndrome do impostor e o equilíbrio entre vida profissional e pessoal continuem a surgir — muitas vezes parece que estamos presos nas mesmas conversas”. No entanto, ela acrescenta uma nota de otimismo, já que “Mais mulheres estão a liderar e a trazer as suas startups para eventos como o Web Summit. Isso dá-me esperança de que estamos a avançar, criando um futuro onde a tecnologia seja um espaço para todos, e não apenas para homens.”

O relatório, produzido anualmente pela equipa do Web Summit, destaca ainda um otimismo em torno do impacto da inteligência artificial (IA) na equidade de género, com 68% das mulheres a acreditarem que a IA pode conduzir a mudanças positivas. Carolyn Quinlan também comentou sobre o crescimento da participação feminina no evento: “Desde 2021, temos mantido uma paridade quase perfeita nos participantes, e o aumento de startups fundadas por mulheres é um sinal de que estamos a impulsionar estas conversas para a frente.”

Mulheres na tecnologia continuam a enfrentar desafios como sub-representação, desigualdade salarial, revela relatório Women in Tech Survey.
Gráfico de 2024 Women in Tech Survey (fonte: Web Summit)


Empreendedor.com
Empreendedor.com
A Revista do Empreendedor é uma publicação digital independente, sediada em Portugal, que promove o conhecimento prático e estratégico no universo dos negócios.
Eu não tenho talentos especiais. Eu sou apenas apaixonadamente curioso
Albert Einstein
Físico Teórico de origem alemã
Próximos Eventos
Empreendedor.com
Sobre o Empreendedor.com
Estatuto Editorial
Ficha Técnica
Termos de Utilização
Contactos
Contactos
  contacto@empreendedor.com

  • © 2026 Copyright Empreendedor
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Powered By