• Notícias
  • Entrar
    Registar
    Sobre
    Ajuda

Notícia 

  • Todos
  • Atualidade
  • Empreendedorismo
  • Economia
  • Tecnologia
  • Empresas
  • Eventos
  • Guias
  • Entrevista
Back Novo simulador ajuda portugueses a planear reforma antecipada

Novo simulador ajuda portugueses a planear reforma antecipada

Empreendedor.com
Empreendedor.com
Atualidade
10 Nov 2025

Simulador FIRE do CreditoConsolidado.pt mostra quanto precisa de poupar para atingir a independência financeira e reformar-se mais cedo.

O CreditoConsolidado.pt lançou uma calculadora FIRE gratuita que mostra quanto é preciso poupar e investir para atingir a independência financeira e reformar-se mais cedo.

O movimento FIRE (Financial Independence, Retire Early), que defende a independência financeira e a reforma antecipada, está a ganhar adeptos em Portugal. Para apoiar quem quer avaliar o seu progresso, o CreditoConsolidado.pt lançou uma calculadora FIRE gratuita, que permite simular quanto tempo falta para alcançar a independência financeira e quanto é necessário poupar e investir mensalmente para atingir esse objetivo.

A ferramenta solicita dados simples — como rendimento, despesas mensais, idade, investimento mensal e taxa de rentabilidade — e calcula automaticamente os valores necessários. Em poucos segundos, mostra quanto é preciso acumular, em que idade o utilizador pode atingir a independência e quanto tempo será necessário para o conseguir.

O objetivo é traduzir o conceito FIRE em números práticos, adaptados à realidade financeira de cada pessoa, e incentivar uma gestão mais consciente das finanças pessoais.

Em Portugal, a taxa de poupança das famílias continua abaixo da média europeia, segundo a OCDE. Ferramentas deste tipo podem ajudar a inverter a tendência, promovendo hábitos de poupança consistentes e planeamento a longo prazo.

A independência financeira, embora pareça um objetivo distante, depende sobretudo de disciplina, consistência e planeamento — princípios que a nova calculadora pretende tornar tangíveis.

O CreditoConsolidado.pt, fundado em 2021 e gerido pela Gestlifes, é uma marca especializada em intermediação de crédito consolidado, oferecendo serviços 100% online com acompanhamento personalizado e próximo dos clientes.


Empreendedor.com
Empreendedor.com
A Revista do Empreendedor é uma publicação digital independente, sediada em Portugal, que promove o conhecimento prático e estratégico no universo dos negócios.
O sucesso é vazio se você chegar à linha de chegada sozinho. A melhor recompensa é chegar lá cercado de vencedores
Howard Schultz
CEO da Starbucks
Próximos Eventos
Empreendedor.com
Sobre o Empreendedor.com
Estatuto Editorial
Ficha Técnica
Termos de Utilização
Contactos
Contactos
  contacto@empreendedor.com

  • © 2026 Copyright Empreendedor
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Powered By