• Notícias
  • Entrar
    Registar
    Sobre
    Ajuda

Notícia 

  • Todos
  • Atualidade
  • Empreendedorismo
  • Economia
  • Tecnologia
  • Empresas
  • Eventos
  • Guias
  • Entrevista
Back Piaget lança nova pós-graduação em Inteligência Artificial e Análise de Dados

Piaget lança nova pós-graduação em Inteligência Artificial e Análise de Dados

Empreendedor.com
Empreendedor.com
Atualidade
24 Mai 2025

O Instituto Piaget lança nova pós-graduação online em IA e análise de dados, reforçando o compromisso com a formação para a economia digital.

O Instituto Piaget anunciou a criação da nova Pós-Graduação em Análise de Dados e Inteligência Artificial, assumindo o compromisso de liderar a formação superior nestas áreas consideradas estratégicas para o futuro da economia nacional. A formação, lecionada em regime totalmente online, representa o primeiro passo de um plano mais amplo que visa reforçar a qualificação de profissionais no contexto da transformação digital.

A nova aposta académica surge num momento em que o défice de especialistas em IA e ciência de dados se torna cada vez mais evidente em Portugal, numa realidade marcada pela automatização e pela explosão do volume de dados em setores como a saúde, a educação, a indústria, a justiça e a energia.

“A necessidade de profissionais qualificados em IA e dados é evidente e urgente”, afirma Toacy Oliveira, coordenador do curso, sublinhando que esta nova formação “integra-se numa estratégia do Piaget para responder de forma estruturada a essa realidade”.

A pós-graduação será ministrada pelo Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu (ISEIT), unidade do Piaget, ao longo de sete meses, com a atribuição de 48 ECTS. O programa inclui módulos sobre machine learning, modelação preditiva, visualização de dados e tomada de decisão automatizada, bem como conteúdos sobre ética, responsabilidade e conformidade com o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD).

Para Rui Tomás, secretário-geral do Piaget, esta iniciativa reforça o posicionamento institucional da entidade “como capaz de antecipar tendências e contribuir ativamente para a formação de profissionais na transição para a economia de dados e inovação tecnológica”.


Empreendedor.com
Empreendedor.com
A Revista do Empreendedor é uma publicação digital independente, sediada em Portugal, que promove o conhecimento prático e estratégico no universo dos negócios.
Nunca se deixe limitar pelas imaginações limitadas das outras pessoas
Mae Jemison
Engenheira Americana, Astronauta da NASA
Próximos Eventos
Empreendedor.com
Sobre o Empreendedor.com
Estatuto Editorial
Ficha Técnica
Termos de Utilização
Contactos
Contactos
  contacto@empreendedor.com

  • © 2026 Copyright Empreendedor
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Powered By