• News
  • Events
  • Login
    Register
    About
    Help

News Item 

  • All
  • News
  • Entrepreneurship
  • Economy
  • Technology
  • Companies
  • Events
  • Guides
  • Interview
  • Back

Portugal é o quarto país do mundo com a maior escassez de talento

Empreendedor.com  Empreendedor.com
  3 min

Segundo o Talent Shortage Survey 2023 desenvolvido pelo ManpowerGroup, Portugal é o quarto país do mundo com a maior escassez de talento.

A maioria dos empregadores nacionais têm dificuldade em preencher as vagas que lançam para o mercado. Segundo o Talent Shortage Survey 2023 desenvolvido pelo ManpowerGroup, Portugal é o quarto país do mundo com a maior escassez de talento. Os setores nacionais da Energia e Utilities, Indústria Pesada e Materiais e Tecnologias da Informação são os que apresentam maior dificuldade em contratar e as funções de TI e Data são as mais procuradas pelas empresas portuguesas.

A escassez de talento é um indicador que reflete a dificuldade que os empregadores enfrentam para preencher as vagas de emprego disponíveis no mercado, devido à falta de trabalhadores treinados. De acordo com o estudo Talent Shortage Survey 2023, realizado pelo ManpowerGroup, 62% dos empregadores portugueses têm alguma dificuldade em encontrar candidatos com as competências desejadas e 22% sentem muita dificuldade. Apenas 12% afirmam não ter qualquer desafio em encontrar o talento de que necessitam. Os dados traduzem uma retenção de talento de 84%, mantendo-se a tendência registada em 2022, quando esse valor era de 85%.

Este resultado posiciona Portugal acima da média global, que se encontra nos 77%, mas também como o quarto país do mundo com maior dificuldade na contratação, apenas abaixo de Taiwan (90%), Alemanha (86%) e Hong Kong (85%). A escassez de talento é ainda mais elevada nos setores de Energia e Utilities, Indústria Pesada e Materiais e Tecnologias da Informação, sendo que a falta de talento mais acentuada é no setor de Energia e Utilities e da Indústria Pesada e Materiais, com 89% das empresas de ambos os setores a enfrentarem dificuldades na contratação.

Foto de Freepik

“Os primeiros meses do ano permitiram à economia nacional manter-se em terreno positivo e observamos hoje um maior dinamismo nas perspetivas de contratação para o próximo trimestre, com os dados do ManpowerGroup Employment Outlook Survey a apontarem para uma Projeção a Criação Líquida de Emprego de +16%, em alta de 4 pontos percentuais face ao trimestre anterior”,?explica Rui Teixeira, Country Manager do ManpowerGroup Portugal.

“Apesar deste maior otimismo, a escassez de talento mantém-se em níveis máximos históricos, com os empregadores nacionais a reportar muita dificuldade nos seus esforços de contratação. Um cenário que é, em grande medida, resultado do atual desencontro entre o perfil de competências disponíveis no mercado e as necessidades de talento das empresas, muito vinculadas à transformação digital, à descarbonização e ao desenvolvimento de novos modelos de negócios assentes numa maior incorporação de valor”, conclui.

A capacitação dos profissionais é essencial para resolver a escassez de talento. Para o responsável do ManpowerGroup em Portugal é necessária uma atuação conjunta de empresas, academias e organismos públicos, visando a requalificação das bases de talento, o que permitirá dotar as empresas das competências necessárias e fomentar a empregabilidade atual e futura desses trabalhadores.

O estudo do ManpowerGroup entrevistou mais de 38.000 empregadores em 41 países e territórios.


Image
Empreendedor.com
Pedro Nobre é licenciado em Telecomunicações pelo Instituto Superior Técnico e pós-graduado em Gestão Empresarial pelo INDEG-ISCTE. Com um percurso sempre ligado ao setor das...
Invest Smart. Choose Boston.
I accept MyBusiness.com terms and conditions.
BE INSPIRED!
  • Discover People
  • Learn New Skills
  • Find New Markets
  • Digitize Your Business
Logic will get you from A to B. Imagination will take you everywhere
Albert Einstein
German-born Theoretical Physicist
Next Events
Empreendedor.com
Sobre o Empreendedor.com
Estatuto Editorial
Ficha Técnica
Termos de Utilização
Contacts
Contactos
  contacto@empreendedor.com

  • © 2026 Copyright Empreendedor
  • Privacy Policy
  • Cookie Policy
Powered By