• Notícias
  • Entrar
    Registar
    Sobre
    Ajuda

Notícia 

  • Todos
  • Atualidade
  • Empreendedorismo
  • Economia
  • Tecnologia
  • Empresas
  • Eventos
  • Guias
  • Entrevista
Back Portugal pode multiplicar por 44 a capacidade de data centers

Portugal pode multiplicar por 44 a capacidade de data centers

Empreendedor.com
Empreendedor.com
Atualidade
8 Dez 2025

Portugal pode multiplicar por 44 a capacidade de data centers até 2031, impulsionando investimento e emprego, revela a Portugal DC.

Portugal poderá multiplicar por 44 a capacidade de data centers até 2031, com mais de €130 mil milhões de investimento previstos, segundo o estudo da Portugal DC.

A Portugal DC defendeu que o setor de data centers deve ser reconhecido como estratégico para a economia nacional, à luz dos resultados do Data Center Market Outlook, que indicam que Portugal poderá multiplicar por quarenta e quatro a capacidade instalada até 2031. O país posiciona-se, assim, como um dos potenciais maiores hubs digitais da Europa, com mais de 1,5 GW de IT Power em colocation previstos para a próxima década.

De acordo com o estudo, esta expansão representa uma oportunidade única no contexto da digitalização global, com investimento superior a 130 mil milhões de euros e criação estimada de cerca de dez mil postos de trabalho nos próximos cinco anos. A análise destaca três fatores que sustentam esta trajetória: a localização geográfica entre continentes, a estabilidade institucional e a liderança nacional nas energias renováveis.

“O aumento de quarenta e quatro vezes na capacidade instalada confirma um momento singular para o setor dos data centers em Portugal”, afirmou Luís Duarte, presidente da Portugal DC. O responsável alertou para a necessidade de reconhecer o setor como chave para maximizar a oportunidade de atração de operadores internacionais e reforçar a presença do país no panorama europeu.

A expansão prevista deverá gerar impactos significativos no investimento estrangeiro, na modernização tecnológica e na capacidade nacional de suportar serviços digitais, computação avançada e aplicações de inteligência artificial. A Portugal DC, que reúne operadores, investidores, universidades e entidades públicas, tem procurado definir uma estratégia nacional para consolidar Portugal como destino competitivo e fiável para projetos de grande escala.

Com a publicação do estudo, a associação pretende reforçar o conhecimento disponível sobre o setor, promover a cooperação entre agentes e consolidar a projeção internacional de um ecossistema considerado entre os mais promissores da Europa.


Empreendedor.com
Empreendedor.com
A Revista do Empreendedor é uma publicação digital independente, sediada em Portugal, que promove o conhecimento prático e estratégico no universo dos negócios.
É bom celebrar o sucesso, mas é mais importante aprender com os fracassos
Bill Gates
Empresário Americano
Próximos Eventos
Empreendedor.com
Sobre o Empreendedor.com
Estatuto Editorial
Ficha Técnica
Termos de Utilização
Contactos
Contactos
  contacto@empreendedor.com

  • © 2026 Copyright Empreendedor
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Powered By