Empreendedor.comIDC antecipa investimento superior a 100 milhões de euros em IA Generativa em Portugal até 2024.
A International Data Corporation (IDC) antecipa um crescimento exponencial na adoção de Inteligência Artificial generativa (GenAI), prevendo um investimento superior a 100 milhões de euros em Portugal durante 2024. Esta projeção representa um aumento de 23,2% em relação ao ano anterior, impulsionado pela transição para "IA em todos os lugares".
A GenAI está a emergir como uma tecnologia central nas organizações, com um rápido apoio executivo, resultados comerciais definidos e rápida adoção pelos utilizadores. Gabriel Coimbra, Group Vice President e Country Manager da IDC Portugal, destaca que a rápida adoção da GenAI está a transformar a IA de um elemento de software embrionário para uma tecnologia fundamental no centro das organizações.
No entanto, a IDC alerta para os riscos significativos associados a esta transição de mercado, sublinhando a necessidade de abordagens de liderança, modelos de negócios e competências renovadas. A GenAI deverá impactar todas as áreas de negócios, processos, funcionários e interações com os clientes, levando as empresas a transformar os serviços oferecidos a colaboradores e clientes.
Gabriel Coimbra salienta que "a transformação não será mais o foco principal no mundo digital", apontando para a evolução para negócios digitais baseados em IA como meta a longo prazo.

A IDC apresenta ainda 10 previsões que moldarão o cenário global das tecnologias:
Estas previsões serão discutidas no evento IDC FutureScape – AI Trends Reshaping Digital Landscapes, agendado para 8 de fevereiro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, com a participação de vários especialistas do setor.