Empreendedor.comA diferença entre ter um produto e ter um negócio está na forma como este é percebido pelo mercado. Posicionar-se bem é saber ocupar um lugar claro, relevante e credível na mente do cliente.
Lançar um produto ou serviço implica tomar uma decisão estratégica fundamental: como posicioná-lo no mercado. Ou seja, qual a perceção que se quer criar na mente dos clientes relativamente à oferta, em comparação com a concorrência. A partir do guia do IAPMEI, o organismo público de apoio ao investimento e inovação, apresentamos algumas dicas para posicionar o seu negócio.
O plano de negócios deve apresentar de forma clara e fundamentada o posicionamento escolhido: que necessidades satisfaz, o que o torna único, a quem se dirige e porque será preferido. Esta definição influencia tudo — desde o design do produto ao preço, passando pela comunicação e os canais de distribuição.
Significa decidir como se quer ser visto pelo mercado. É a imagem estratégica que a empresa pretende ocupar na mente do cliente, face às alternativas existentes.

A proposta de valor descreve os benefícios concretos que o produto oferece. O posicionamento define como esses benefícios são comunicados e percecionados, em comparação com os concorrentes.
A escolha depende de três fatores:
O ponto ideal é onde estes três aspetos se cruzam.

Entre os mais comuns estão:
Sim, mas deve ser feito com cuidado. Mudanças mal planeadas podem confundir os clientes ou diluir a identidade da marca. Uma reavaliação estratégica pode ser necessária se o mercado mudar ou a empresa evoluir.

Deve ser explicado de forma clara e justificada, com base no estudo de mercado e na proposta de valor. É importante mostrar como o posicionamento se reflete em decisões de produto, comunicação, preço e canais.