• Notícias
  • Entrar
    Registar
    Sobre
    Ajuda

Notícia 

  • Todos
  • Atualidade
  • Empreendedorismo
  • Economia
  • Tecnologia
  • Empresas
  • Eventos
  • Guias
  • Entrevista
Back Reclamações à AIMA aumentam 37% no início de 2025

Reclamações à AIMA aumentam 37% no início de 2025

Empreendedor.com
Empreendedor.com
Atualidade
18 Mai 2025

Reclamações contra a AIMA aumentam 37% no primeiro quadrimestre de 2025, com destaque para atrasos e falhas nos agendamentos.

A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) foi alvo de 593 reclamações no Portal da Queixa durante os primeiros quatro meses de 2025, o que representa um aumento de 37% face ao último quadrimestre de 2024. Os dados revelam crescentes dificuldades enfrentadas pelos utentes nos processos de regularização e comunicação com a agência.

A demora na entrega de documentos e processos, como cartões de residência e vistos, é o principal motivo de queixa, representando 37,23% do total. Seguem-se os problemas de agendamento e contacto, com 30,7%, que incluem falta de resposta a e-mails e informações incorretas.

Outras reclamações referem-se a documentação incorreta ou pendente (12,61%), atendimento ao cliente insatisfatório (6,23%) e falhas técnicas (5,62%).

na foto: balcão de atendimento da Agencia para a Integração Migrações e Asilo (Aima)

O nível de satisfação dos utilizadores com a AIMA continua muito baixo. A página da entidade no Portal da Queixa apresenta um índice de satisfação de apenas 17,8 em 100, com taxa de resposta de 13,3% e taxa de solução de 14,9%. Até 12 de maio, já foram registadas 100 novas reclamações no portal.

Casos como o de Gabriela, que aguarda há mais de sete meses o seu cartão de residência após entrevista realizada em outubro de 2024, são exemplo da frustração crescente dos utentes. “Dizem que são 90 dias pra chegar o cartão e até hoje o meu nada”, escreveu.

A evolução das queixas indica que os desafios estruturais da AIMA continuam por resolver, impactando diretamente milhares de cidadãos em situação migratória em Portugal.


Empreendedor.com
Empreendedor.com
A Revista do Empreendedor é uma publicação digital independente, sediada em Portugal, que promove o conhecimento prático e estratégico no universo dos negócios.
Todos os seres humanos são empreendedores, não porque devam começar empresas, mas porque a vontade de criar está codificada no DNA humano, e a criação é a essência do empreendedorismo
Reid Hoffman
Co-fundador do LinkedIn
Próximos Eventos
Empreendedor.com
Sobre o Empreendedor.com
Estatuto Editorial
Ficha Técnica
Termos de Utilização
Contactos
Contactos
  contacto@empreendedor.com

  • © 2026 Copyright Empreendedor
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Powered By