Ricardo Martins afirma que a identidade digital se tornou central para a segurança das empresas após aquisição da britânica Innovate pela Cloudcomputing.
A identidade digital assumiu um papel central na segurança, conformidade e continuidade operacional das empresas, defende Ricardo Martins, CEO da Cloudcomputing, numa altura em que a tecnológica portuguesa reforça a sua presença internacional com a aquisição da britânica Innovate IT.
A portuguesa Cloudcomputing anunciou a aquisição da britânica Innovate IT Ltd, empresa especializada em gestão de identidade, controlo de acessos e segurança cloud, numa operação que reforça a estratégia de crescimento internacional da tecnológica e amplia a sua capacidade de resposta no mercado da identidade digital.
Para Ricardo Martins, CEO da Cloudcomputing, a operação reflete uma transformação mais profunda no papel da identidade dentro das organizações. “A identidade evoluiu muito além do login. Agora, ocupa um lugar central na segurança, resiliência operacional, conformidade e continuidade dos negócios”, afirma.
%Quote: A identidade evoluiu muito além do login.%
Segundo o responsável, as exigências das empresas nesta área deixaram de se limitar à implementação técnica de soluções de autenticação, abrangendo hoje toda a gestão estratégica, operacional e contínua dos ambientes de identidade.
“Uma avaliação rigorosa sem implementação disciplinada gera atrasos. Uma implantação bem-sucedida sem governança cria vulnerabilidades. Um ambiente bem projetado sem otimização contínua leva à deriva”, sustenta Ricardo Martins.
A aquisição da Innovate IT, empresa britânica com 20 anos de experiência no setor, permitirá à Cloudcomputing reforçar competências em áreas como arquitetura, implementação, otimização e managed services, particularmente em soluções da plataforma Okta.
Segundo a empresa, a operação aumentará em 400% a capacidade de delivery da Cloudcomputing nos mercados do Reino Unido e dos Estados Unidos, ao mesmo tempo que reforça a oferta da tecnológica na área emergente de governação de identidades aplicadas à inteligência artificial.
“Ao comprarmos a Innovate reforçamos a nossa presença no Reino Unido e fortalecemos a nossa oferta internacional numa área cada vez mais crítica para a transformação digital das empresas em todo o mundo”, acrescenta o CEO.
Fundada em 2010, a Cloudcomputing registou 7 milhões de euros de faturação em 2025 e opera atualmente em mais de 70 países.