• Notícias
  • Eventos
  • Entrar
    Registar
    Sobre
    Ajuda

Notícia 

  • Todos
  • Atualidade
  • Emprendedorismo
  • Economia
  • Tecnologia
  • Empresas
  • Eventos
  • Guias
  • Entrevista
  • Voltar

Risco de Atrasos na Execução do PRR Preocupa Agências de Rating

Empreendedor.com  Empreendedor.com
  2 min

Mudança de Governo lança preocupações sobre atrasos na execução do PRR, com especialistas alertando para riscos de perdas de fundos.

A mudança de Governo em Portugal levanta preocupações sobre a execução do PRR, com especialistas e agências de notação financeira alertando para riscos de atrasos e perdas de fundos.

A mudança de Governo em Portugal, após as eleições legislativas, tem suscitado preocupações quanto à implementação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Especialistas e entidades como a agência de notação financeira DBRS alertam para possíveis atrasos e perdas de fundos decorrentes da instabilidade política.

A agência DBRS destacou o risco de um Parlamento bloqueado e de um Governo instável dificultarem a implementação do PRR, podendo até precipitar novas eleições antecipadas. Além disso, a comissão responsável pelo acompanhamento do PRR admite que o resultado das eleições agrava o risco de atrasos e perda de fundos, especialmente devido à necessidade de aprovação de reformas pela Assembleia da República.

André Lopes, da consultora fiscal e financeira Capitalizar, sublinha a importância do novo Governo procurar estabilidade e consenso para garantir a execução do plano. André Lopes salienta ainda que, apesar da incerteza, pode ser uma oportunidade para adaptar o PRR às novas prioridades do país.

“Com um compromisso firme e um processo inclusivo, o PRR pode ser um instrumento crucial para o desenvolvimento e a recuperação económica de Portugal. É ainda expectável que o novo Governo tenha uma visão própria para o plano, buscando adaptá-lo às suas prioridades e à realidade mais atual do país. Essa nova perspetiva pode ser uma oportunidade para aprimorar o PRR e garantir sua eficácia.”

Das 10 transferências de Bruxelas, previstas no PRR, Portugal já recebeu quatro e espera-se a chegada de mais duas este ano. No entanto, a solicitação de libertação de novos fundos ainda não foi enviada à Comissão Europeia, o que poderá atrasar a vinda do dinheiro e obrigar o próximo executivo a aprovar reformas em tempo recorde.


Image
Empreendedor.com
Empreendedor.com é a principal revista de empreendedorismo em Portugal. Empreendedor é um projeto de informação que tem como objetivo informar e promover a cooperação entre i...
Ao inscrever-me na MyBusiness.com aceito os termos e condições do serviço . O utilizador poderá qualquer momento proceder à actualização ou eliminação dos dados fornecidos.
BE INSPIRED!
  • Discover People
  • Learn New Skills
  • Find New Markets
  • Digitize Your Business
A função da liderança é produzir mais líderes, não mais seguidores
Ralph Nader
Próximos Eventos
  • © 2026 MyBusiness.com
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
Powered By