• Notícias
  • Entrar
    Registar
    Sobre
    Ajuda

Notícia 

  • Todos
  • Atualidade
  • Empreendedorismo
  • Economia
  • Tecnologia
  • Empresas
  • Eventos
  • Guias
  • Entrevista
Back Scaling Up ajudou startups a captar 468 milhões

Scaling Up ajudou startups a captar 468 milhões

Empreendedor.com
Empreendedor.com
Atualidade
27 Mar 2026

Scaling Up já ajudou startups a captar 468 milhões de euros e reforça aposta na internacionalização e eficiência.
O programa Scaling Up da Unicorn Factory Lisboa já apoiou 68 scaleups que, no conjunto, captaram 468 milhões de euros em investimento e criaram mais de 2.000 empregos, consolidando-se como um dos principais instrumentos de crescimento do ecossistema empreendedor nacional.

A nona edição do programa arrancou esta semana com a participação de 10 empresas, das quais 70% são internacionais, refletindo o posicionamento de Lisboa como plataforma de atração de talento e projetos globais em fase de expansão.

O histórico acumulado do programa evidencia uma evolução do perfil das empresas participantes e das suas prioridades estratégicas. Num contexto de maior exigência por parte dos investidores, o foco desloca-se do crescimento acelerado para modelos de negócio sustentáveis, com maior disciplina operacional e orientação para mercados internacionais.

Gil Azevedo, diretor executivo da Unicorn Factory Lisboa, sublinha que o programa tem vindo a afirmar-se como uma referência no apoio à internacionalização de empresas tecnológicas, permitindo às scaleups “tornarem-se empresas com escala global”, com impacto na competitividade nacional, na atração de investimento e na criação de emprego qualificado.

A iniciativa, com duração de oito meses, combina formação, mentoria e ligação a investidores, centrando-se em áreas críticas como liderança, captação de capital, desenvolvimento de produto e expansão internacional.

Desde 2023, cerca de 30% das empresas participantes tiveram origem internacional, com destaque para mercados como Reino Unido, Estados Unidos e Brasil, e cerca de 80% estabeleceram presença física em Portugal, reforçando o contributo direto para a economia.

Num momento em que o acesso a capital se torna mais seletivo, programas de aceleração orientados para escala e eficiência assumem um papel crescente na preparação das empresas para competir em mercados globais.

Empreendedor.com
Empreendedor.com
A Revista do Empreendedor é uma publicação digital independente, sediada em Portugal, que promove o conhecimento prático e estratégico no u...
Escolha um trabalho que você goste e você nunca terá que trabalhar um dia em sua vida
Confúcio
Filósofo e Político Chinês
Próximos Eventos
Empreendedor.com
Sobre o Empreendedor.com
Estatuto Editorial
Ficha Técnica
Termos de Utilização
Contactos
Contactos
  contacto@empreendedor.com

  • © 2026 Copyright Empreendedor
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Powered By