Empreendedor.comNove equipas testam as suas soluções na Smart Open Lisboa, uma iniciativa para apoiar o desenvolvimento de statups a partir de dados disponibilizados pelos serviços públicos da cidade.
Nove equipas testam as suas soluções na Smart Open Lisboa, uma iniciativa para apoiar o desenvolvimento de statups a partir de dados disponibilizados pelos serviços públicos da cidade.
As nove equipas com projetos aprovados para o Smart Open Lisboa (SOL), iniciaram a fase de Experimentação, onde vão testar as suas soluções em ambiente real. O arranque foi marcado por uma cerimónia de Kick-off na sede da Câmara Municipal de Lisboa, no dia 12 de setembro, onde os representantes das startups envolvidas descreveram os seus projetos e objetivos.
O Smart Open Lisboa é um programa inovador que pretende melhorar a cidade de Lisboa promovendo a utilização de Dados Abertos (Open Data) para o desenvolvimento de soluções para problemas do dia-a-dia dos cidadãos. As startups participantes desenvolvem os seus projetos a partir de dados recolhidos por diversas entidades e empresas da cidade de Lisboa, entre as quais EMEL, Carris, Transtejo, EPAL, Ministério do ambiente ou o Porto de Lisboa.
As 9 startupsnAs equipas que vão desenvolver soluções a partir dos Open Data de Lisboa são:
Passada a fase de Experimentação as startups entram no mercado para procurar parceiros, clientes e investidores. Independentemente do sucesso de cada uma , todas as equipas participantes vão ter acesso ao WebSummit, onde uma das conferências será dedicada ao universo Open Source.
Com esta iniciativa, o município pretende transformar Lisboa num laboratório vivo de inovação que aposta na criatividade e no empreendedorismo para melhorar a qualidade de vida das pessoas.