• Notícias
  • Eventos
  • Entrar
    Registar
    Sobre
    Ajuda

Notícia 

  • Todos
  • Atualidade
  • Emprendedorismo
  • Economia
  • Tecnologia
  • Empresas
  • Eventos
  • Guias
  • Entrevista
  • Voltar

Startups portuguesas premiadas nos EIT Innovation Awards 2025

Empreendedor.com  Empreendedor.com
  2 min

Startups portuguesas premiadas nos EIT Innovation Awards 2025 nas áreas da saúde, matérias-primas e mobilidade.

Três startups portuguesas foram distinguidas nos EIT Innovation Awards 2025, realizados a 25 de novembro em Budapeste, com prémios nas áreas da saúde, matérias-primas e mobilidade.

Os EIT Innovation Awards 2025, organizados pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), distinguiram três startups portuguesas durante a cerimónia realizada em Budapeste, a 25 de novembro. Segundo o EIT, a MYLeukaemia venceu na categoria Saúde e recebeu também o Prémio Especial para as Regiões Ultraperiféricas (OMR). Já a ProSpec foi premiada em Matérias-primas e a SmartRoads destacou-se em Cidades Inteligentes e Mobilidade.

As distinções foram atribuídas no âmbito do EIT Jumpstarter, programa de pré-aceleração criado pelo EIT para transformar resultados científicos em negócios viáveis e reforçar a inovação na Europa Central, Oriental e do Sul. De acordo com a organização, quarenta e duas equipas selecionadas entre 908 candidaturas de mais de vinte e dois países participaram na final, competindo por um prémio total de 132 500 euros distribuído por sete categorias industriais.

O EIT atribuiu ainda prémios especiais aos melhores projetos dos Balcãs Ocidentais, dos Estados-membros do Mediterrâneo e das Regiões Ultraperiféricas. A MYLeukaemia voltou a destacar-se neste último grupo, que inclui os Açores e a Madeira.

O evento integrou também o programa EIT Red Kalyna, que reconhece o trabalho de mulheres ucranianas que promovem a inovação num país marcado pela guerra. Paralelamente, no EIT Jumpstarter Next, equipas da comunidade EIT receberam apoio adicional para a expansão internacional dos seus projetos.

Em comunicado, Kristina Lovrek, coordenadora do Regional Innovation Scheme (RIS), afirmou que “é inspirador ver como, a cada ano, o programa atrai ideias cada vez mais fortes e inovadoras”. Segundo a responsável, os finalistas demonstraram “grande potencial para causar um impacto real nas suas indústrias”.

Desde 2017, o EIT Jumpstarter ajudou a criar cento e quarenta startups e formou mais de mil e duzentos participantes. No mesmo período, os projetos apoiados contribuíram para a criação de mais de dois mil postos de trabalho e atraíram cerca de 150 milhões de euros em investimento externo.


Image
Empreendedor.com
Empreendedor.com é a principal revista de empreendedorismo em Portugal. Empreendedor é um projeto de informação que tem como objetivo informar e promover a cooperação entre i...
Invest Smart. Choose Boston.
Ao inscrever-me na MyBusiness.com aceito os termos e condições do serviço . O utilizador poderá qualquer momento proceder à actualização ou eliminação dos dados fornecidos.
BE INSPIRED!
  • Discover People
  • Learn New Skills
  • Find New Markets
  • Digitize Your Business
O sucesso é vazio se você chegar à linha de chegada sozinho. A melhor recompensa é chegar lá cercado de vencedores
Howard Schultz
CEO da Starbucks
Próximos Eventos
  • © 2026 MyBusiness.com
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
Powered By