• News
  • Login
    Register
    About
    Help

News Item 

  • All
  • News
  • Entrepreneurship
  • Economy
  • Technology
  • Companies
  • Events
  • Guides
  • Interview
Back Startups portuguesas premiadas nos EIT Innovation Awards 2025

Startups portuguesas premiadas nos EIT Innovation Awards 2025

Empreendedor.com
Empreendedor.com
Entrepreneurship
Nov 28, 2025

Startups portuguesas premiadas nos EIT Innovation Awards 2025 nas áreas da saúde, matérias-primas e mobilidade.

Três startups portuguesas foram distinguidas nos EIT Innovation Awards 2025, realizados a 25 de novembro em Budapeste, com prémios nas áreas da saúde, matérias-primas e mobilidade.

Os EIT Innovation Awards 2025, organizados pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), distinguiram três startups portuguesas durante a cerimónia realizada em Budapeste, a 25 de novembro. Segundo o EIT, a MYLeukaemia venceu na categoria Saúde e recebeu também o Prémio Especial para as Regiões Ultraperiféricas (OMR). Já a ProSpec foi premiada em Matérias-primas e a SmartRoads destacou-se em Cidades Inteligentes e Mobilidade.

As distinções foram atribuídas no âmbito do EIT Jumpstarter, programa de pré-aceleração criado pelo EIT para transformar resultados científicos em negócios viáveis e reforçar a inovação na Europa Central, Oriental e do Sul. De acordo com a organização, quarenta e duas equipas selecionadas entre 908 candidaturas de mais de vinte e dois países participaram na final, competindo por um prémio total de 132 500 euros distribuído por sete categorias industriais.

O EIT atribuiu ainda prémios especiais aos melhores projetos dos Balcãs Ocidentais, dos Estados-membros do Mediterrâneo e das Regiões Ultraperiféricas. A MYLeukaemia voltou a destacar-se neste último grupo, que inclui os Açores e a Madeira.

O evento integrou também o programa EIT Red Kalyna, que reconhece o trabalho de mulheres ucranianas que promovem a inovação num país marcado pela guerra. Paralelamente, no EIT Jumpstarter Next, equipas da comunidade EIT receberam apoio adicional para a expansão internacional dos seus projetos.

Em comunicado, Kristina Lovrek, coordenadora do Regional Innovation Scheme (RIS), afirmou que “é inspirador ver como, a cada ano, o programa atrai ideias cada vez mais fortes e inovadoras”. Segundo a responsável, os finalistas demonstraram “grande potencial para causar um impacto real nas suas indústrias”.

Desde 2017, o EIT Jumpstarter ajudou a criar cento e quarenta startups e formou mais de mil e duzentos participantes. No mesmo período, os projetos apoiados contribuíram para a criação de mais de dois mil postos de trabalho e atraíram cerca de 150 milhões de euros em investimento externo.


Empreendedor.com
Empreendedor.com
A Revista do Empreendedor é uma publicação digital independente, sediada em Portugal, que promove o conhecimento prático e estratégico no universo dos negócios.
The way to get started is to quit talking and begin doing
Walt Disney
American Animation Film Producer
Next Events
Empreendedor.com
Sobre o Empreendedor.com
Estatuto Editorial
Ficha Técnica
Termos de Utilização
Contacts
Contactos
  contacto@empreendedor.com

  • © 2026 Copyright Empreendedor
  • Privacy Policy
  • Cookie Policy
Powered By