Empreendedor.comAtravés do recurso à Inteligência Artificial (IA) e a recrutadores freelancers, a plataforma oferece uma proposta disruptiva no recrutamento.
O ManpowerGroup apresentou uma nova solução digital que oferece às empresas uma ferramenta ágil e eficaz para recrutarem os perfis mais difíceis de encontrar. A plataforma vem responder ao problema da escassez de talento nas áreas de Life Sciences e Tecnologia.
A?TalentSpot by ManpowerGroup?é a nova plataforma de recrutamento inteligente que permite às empresas encontrarem os candidatos com os perfis mais exigentes em apenas 10 dias. Através do recurso à Inteligência Artificial (IA) e a uma base de recrutadores experientes freelancers, pretende oferecer uma proposta disruptiva nas áreas de Tecnologia e de Life Sciences, setores onde as empresas enfrentam uma elevada dificuldade em preencher as vagas que lançam para o mercado.
A plataforma surge para unir os melhores recrutadores a empresas com necessidades de talento não resolvidas, otimizando o acesso aos perfis especializados que estas precisam para se desenvolver. Permite gerir os processos de recrutamento de forma simples, conveniente e com um único interlocutor e interface, acelerando o ritmo de contratação. Desta forma, garante o acesso das empresas a fontes alternativas de candidatos, por via da adoção de um modelo que oferece flexibilidade e agilidade na resposta, combinando a capacidade de tratamento e interpretação de dados da Inteligência Artificial com as competências comportamentais de recrutadores especialistas.
“A escassez de talento é uma realidade do mercado de trabalho atual. Segundo o último Talent Shortage Survey do ManpowerGroup, 60% das empresas portuguesas têm dificuldade em preencher as vagas que lançam para o mercado, algo que é particularmente evidente em setores como o tecnológico e o da Saúde, onde a crise pandémica e a crescente digitalização de empresas e negócios, tem levado a uma crescente competitividade na atração e acesso ao talento. Por outro lado, a maioria dos candidatos nestas áreas são candidatos passivos, pelo que os métodos e canais tradicionais, como os portais de emprego, se revelam menos adaptados e eficazes. Face a este contexto, a TalentSpot surge como uma proposta disruptiva, capaz de identificar e entregar o Talento mais escasso, oferecendo assim às empresas uma resposta eficaz e ágil a este desafio”, explica?Vitor Antunes, Managing Director da Manpower Portugal e responsável pelo desenvolvimento desta nova área de negócio.
Depois da empresa descrever o perfil que procura e as características do cargo que quer preencher, a TalentSpot, identifica os três melhores recrutadores para atrair aquele tipo de profissional, com base em Inteligência Artificial, atribuindo-lhes a tarefa de executarem esses processos de recrutamento. Depois de aceitar o desafio, o recrutador fará toda a comunicação com o cliente através da plataforma, desde a fase de entrevistas até à proposta ao candidato. Entre os vários perfis tecnológicos procurados podem estar, por exemplo, o de analista de dados, administrador de sistemas ou desenvolvimento de software, assim como, na área da Saúde, enfermeiros, médicos, investigadores, técnicos de laboratório ou farmacêuticos. ?
Além de uma solução para as empresas que enfrentam desafios no recrutamento, esta plataforma surge também como uma fonte de rendimento estável e um canal adicional de negócio para os recrutadores independentes. Sem regime de exclusividade e sem que tenham de investir na angariação de clientes, permite-lhes manter a sua independência e flexibilidade, mas também definirem os seus horários de trabalho, além de trabalharem com empresas nacionais e internacionais, de diferentes tipologias e dimensões.
Os recrutadores que pretendam inscrever-se na plataforma e trabalhar remotamente para a TalentSpot em regime freelancer, podem fazê-lo em?https://talentspot.pt/. Já as empresas com necessidades de recrutamento não resolvidas que queiram também aderir a esta nova solução devem preencher o formulário existente no site, pedindo uma proposta comercial.