• News
  • Login
    Register
    About
    Help

News Item 

  • All
  • News
  • Entrepreneurship
  • Economy
  • Technology
  • Companies
  • Events
  • Guides
  • Interview
Back UE investe 200 milhões na segurança de cabos submarinos

UE investe 200 milhões na segurança de cabos submarinos

Empreendedor.com
Empreendedor.com
Mar 19, 2026

UE investe 200 milhões na segurança de cabos submarinos para reforçar a infraestrutura digital e a resiliência económica.
A Comissão Europeia lançou dois concursos no âmbito do Mecanismo Interligar a Europa (CEF Digital), totalizando 200 milhões de euros, destinados a reforçar redes de alta capacidade e a proteção de infraestruturas críticas na União Europeia.

Segundo informação divulgada por Bruxelas, a maior parcela — 180 milhões de euros — será aplicada na implementação ou modernização de redes de backbone, com incidência nos 13 Projetos de Cabos de Interesse Europeu identificados como prioritários para a segurança e resiliência digital.

Os restantes 20 milhões de euros destinam-se a soluções de monitorização inteligente, capazes de recolher dados em tempo real para detetar incidentes, antecipar riscos e melhorar sistemas de alerta precoce, incluindo fenómenos sísmicos, tsunamis ou impactos associados às alterações climáticas.

De acordo com a Comissão Europeia, estes investimentos enquadram-se no Plano de Ação para a Segurança de Cabos e visam reforçar a proteção de infraestruturas consideradas críticas para o funcionamento da economia digital, incluindo serviços de dados, comunicações e plataformas tecnológicas.

A iniciativa surge num contexto de crescente preocupação com a vulnerabilidade dos cabos submarinos, responsáveis pela maior parte do tráfego global de dados, e com o risco de danos acidentais ou atos de sabotagem que possam comprometer a conectividade e a estabilidade económica.

Empreendedor.com
Empreendedor.com
A Revista do Empreendedor é uma publicação digital independente, sediada em Portugal, que promove o conhecimento prático e estratégico no universo dos negócios.
In a world that’s changing really quickly, the only strategy that is guaranteed to fail is not taking risks
Mark Zuckerberg
CEO Facebook(Meta)
Next Events
Empreendedor.com
Sobre o Empreendedor.com
Estatuto Editorial
Ficha Técnica
Termos de Utilização
Contacts
Contactos
  contacto@empreendedor.com

  • © 2026 Copyright Empreendedor
  • Privacy Policy
  • Cookie Policy
Powered By