• News
  • Events
  • Login
    Register
    About
    Help

News Item 

  • All
  • News
  • Entrepreneurship
  • Economy
  • Technology
  • Companies
  • Events
  • Guides
  • Interview
  • Back

Unbabel adquirida pela TransPerfect

Empreendedor.com  Empreendedor.com
  2 min

A Unbabel foi adquirida pela TransPerfect e Lisboa torna-se centro europeu de inovação em IA, reforçando o impacto da tecnologia portuguesa a nível global.

A Unbabel, startup portuguesa pioneira em inteligência artificial aplicada a operações linguísticas (LangOps), anunciou a sua aquisição pela TransPerfect, líder global em soluções linguísticas e de IA para negócios internacionais. Os termos financeiros da transação não foram divulgados.

Fundada em Lisboa em 2013, a Unbabel cresceu de uma ideia nascida numa viagem de surf até se tornar uma referência internacional em tradução com recurso a IA. Foi a primeira startup portuguesa a integrar a Y Combinator e evoluiu da sua plataforma inicial de tradução human-in-the-loop para modelos de linguagem de ponta, como o TowerLLM e o COMET, que agora passam a integrar o portefólio GlobalLink da TransPerfect.

“A Unbabel é uma pioneira no desenvolvimento de modelos de IA para tradução. Vemos esta combinação tecnológica como uma grande vitória para os nossos clientes, ao potenciar eficiência e inovação”, afirma Phil Shawe, presidente e co-CEO da TransPerfect.

Vasco Pedro, cofundador e CEO da Unbabel, que permanecerá na empresa para liderar a integração, acrescenta: “Quando começámos a Unbabel em Lisboa, o nosso objetivo era eliminar barreiras linguísticas com IA. Hoje, a nossa tecnologia e as nossas pessoas ganham um palco global para criar um impacto ainda maior.”

Com esta aquisição, a TransPerfect reforça a sua posição em IA aplicada a conteúdos multilingues e expande as suas capacidades com a integração do talento de investigação e dos modelos proprietários da Unbabel. Lisboa passará a ser um centro-chave de inovação em IA da multinacional, consolidando o papel da capital portuguesa no mapa europeu da tecnologia.


Image
Empreendedor.com
Empreendedor.com é a principal revista de empreendedorismo em Portugal. Empreendedor é um projeto de informação que tem como objetivo informar e promover a cooperação entre i...
Invest Smart. Choose Boston.
I accept MyBusiness.com terms and conditions.
BE IN CONTROL!
  • Own All Your Data
  • Control Your Activities
  • No Advertisement
  • Monitor Everything
I have not failed. I’ve just found 10,000 ways that won’t work
Thomas Edison
Next Events
  • © 2026 MyBusiness.com
  • Privacy Policy
  • Terms of Use
Powered By