Empreendedor.comVeronica Orvalho está entre as finalistas do prémio europeu “EU Prize for Women Innovators 2021” para mulheres empreendedoras.
Veronica Orvalho está entre as finalistas do prémio europeu “EU Prize for Women Innovators 2021” que celebra as conquistas de mulheres que gerem as empresas mais inovadoras.
A líder da Didimo,?está entre as 21 empreendedoras mais inovadoras da Europa. As finalistas do concurso lançado pelo Conselho Europeu de Inovação destacaram-se entre as mais de 260 candidatas.A iniciativa europeia tem como objetivo mostrar exemplos de líderes que sirvam de modelo a gerações mais novas de mulheres e as vencedoras serão conhecidas a 24 e 25 de novembro.
De raízes argentinas, Veronica Orvalho dedica-se ao estudo das “ciências das caras” há mais de 18 anos, tendo participado no desenvolvimento de videojogos, como o “The Simpsons Ride”. Professora na Universidade do Porto e atenta às oportunidades do mundo digital, a empreendedora não tem dúvidas de que o conhecimento deve ser partilhado e que a educação é a maior arma para combater a pobreza.
É por esse motivo que desenvolve a tecnologia, acreditando que os “didimos” - ou seja, os humanos digitais desenvolvidos pela Didimo - poderão contribuir para uma aproximação de culturas e conhecimentos e um maior desenvolvimento humano no mundo virtual.
“O futuro do trabalho é digital e é importante partilhar os melhores exemplos do que fazemos para inspirar as novas gerações a seguirem-nos e a ambicionarem fazer mais e melhor com as novas tecnologias”, afirma Veronica Orvalho. “Acredito que a educação de um jovem só fica completa com a complementaridade entre a vertente académica e a experiência profissional, e fico feliz por existirem iniciativas que demonstrem a importância de ir mais além e de inovar em tudo o que fazemos. Fazer parte desta lista é, mais do que tudo, uma motivação para continuar a crescer enquanto profissional e para inspirar outros a lutar por avanços que ajudem as pessoas. É uma honra partilhar isto com mais mulheres do setor tecnológico e penso que as jovens que sonhem em trabalhar nesta área vão olhar para estes exemplos como um impulso”, acrescenta.
Com 44 anos, a nomeada para o “EU Prize for Women Innovators” é licenciada em Engenharia de Software pela Universidade de Belgrano, mestre em Desenvolvimento de Videojogos pela Universitat Pompeu Fabra e completou, ainda, o doutoramento em Ciências da Computação na Universidade da Catalunha. Ao longo dos últimos anos, tem vindo a desenvolver a sua inovadora tecnologia para atingir um mundo digital cada vez mais humano, que permite criar avatars de qualquer pessoa, a partir de uma simples selfie.
Veronica Orvalho promove dentro da Didimo a partilha de conhecimento, através da iniciativa?Paper Wings, cujo mote é “Aprender, Partilhar e Construir”, na qual financia, anualmente, bolsas de estudo a estudantes universitários e estágios de verão em startups em Portugal, acompanhados de mentoria pelos respetivos fundadores, criando um elo de ligação entre os universos académico e empresarial e proporcionando uma experiência de ensino mais prática e completa aos estudantes.