Durante a segunda edição da SIM Conference, nove municípios portugueses assinaram Memorandos de Entendimento com a Startup Portugal, reforçando o apoio ao ecossistema empreendedor e à retenção de talento nas suas regiões.
Os novos acordos preveem a isenção da derrama municipal para startups e scaleups com sede nestes concelhos, bem como a possibilidade de outros benefícios fiscais, como reduções de taxas para empresas e trabalhadores residentes.
Os municípios signatários são Vila Nova de Famalicão, Esposende, Belmonte, Cadaval, Coruche, Paços de Ferreira, Caldas da Rainha, Penela e Vila Viçosa. Com esta adesão, sobe para 31 o número total de municípios envolvidos na iniciativa promovida pela Startup Portugal.
“Com a assinatura destes novos memorandos, reforçamos o nosso compromisso de criar um ambiente mais favorável ao crescimento das startups em todo o território nacional”, afirma António Dias Martins, Diretor Executivo da Startup Portugal.
A iniciativa pretende tornar o território português mais atrativo para empresas inovadoras, estimulando o investimento e promovendo o desenvolvimento económico local. A cerimónia de assinatura decorreu na SIM Conference 2025, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, evento que junta líderes de startups, investidores e representantes do ecossistema internacional.