O poder do SEO nas empresas

Veja como o SEO pode melhorar na sua Empresa
Foto: Pixabay

Se o marketing digital é um dos seus interesses, decerto já terá ouvido falar em SEO. A sigla significa Search Engine Optimization, uma estratégia de marketing digital que visa, como o nome indica, a otimização de conteúdos para os motores de busca.

De uma forma mais simplificada, o objetivo do SEO é a criação de conteúdos relevantes não só para os motores de busca, mas também para o público, de modo a obter um melhor posicionamento nas páginas de resultados, permitindo alcançar mais clientes e proporcionar-lhes uma boa experiência, favorecendo as conversões. Isto de uma forma orgânica, distinguindo-se do posicionamento pago.

O que é que o SEO pode melhorar na sua Empresa?

A Internet alterou por completo o comportamento dos utilizadores. Numa era em que as pessoas têm acesso rápido a todo o tipo de informação, a autoridade e a reputação tornaram-se imprescindíveis para o sucesso das empresas e organizações.

De entre os principais motores de busca, sendo eles o Google, o Bing e o Yahoo, o Google é de longe o mais utilizado. A Google detém mais de 75% de todas as pesquisas, processando mais de 3.5 mil milhões de pesquisas por dia e 1.2 biliões de pesquisas anuais por todo o mundo, de acordo com as estatísticas do Internet Live Stats (i.e.: 3.5 bilhões/dia e 1.2 trilhões/ano na escala curta utilizada no Brasil e EUA).

Costuma dizer-se que os sites que não aparecem na primeira página de resultados do Google não existem. A realidade é que mais de 80% dos utilizadores não visitam a segunda página de resultados para as suas pesquisas. Para além disto, cerca de 60% dos cliques centram-se nos três primeiros resultados da primeira página. Com uma atenção do público tão direcionada, torna-se cada vez mais importante para as empresas conseguirem classificar-se nas posições mais altas dos motores de busca.

Para Grégoire Lacan, Business Director da UniK SEO, agência de SEO em Lisboa, “A eficácia do SEO depende de muitos fatores. O principal é atingir um número de pessoas que procuram um determinado serviço, ou produto, no Google que seja significativo para a sua área de negócios – seja a nível nacional ou regional – e que resulte em vendas que, pelo menos, possam cobrir o investimento feito em SEO. Normalmente, demora alguns meses a alcançar esses resultados”.

Assim, o SEO afirma-se como uma estratégia cada vez mais importante para muitas empresas. No entanto, revela-se extremamente crucial para outras. Como seria de esperar, existem áreas em que o SEO é mais eficaz do que noutras. É o caso de algumas áreas de negócio muito específicas que, pelo tipo de oferta que fazem, vêm as suas estratégias de Marketing limitadas. Devido a estas restrições legais, o SEO é mais atrativo neste tipo de áreas, defende Grégoire. “Estamos a falar de todas as que não podem comprar media, tal como as áreas de adulto, cryptocurrency, tabaco electrónico, etc.”. “Nestas áreas a única opção passa pelo SEO, já que não podem fazer Adwords nem Facebook/Instagram Ads”, acrescenta.

Seo é uma estratégia de marketing digital que visa a otimização de conteúdos para os motores de busca

O SEO em Portugal

Na opinião pessoal do Business Director da UniK SEO, “o SEO em Portugal está ainda numa fase inicial, quando comparado com o Reino Unido ou os EUA.”

O que acontece é que “as empresas que vendem o serviço de SEO em Portugal focam-se pouco na aquisição de links (sendo um fator crítico de sucesso no SEO) e focam-se mais nos serviços de consultoria, na maioria dos casos sem um acompanhamento da estratégia de SEO junto dos seus clientes, o que dificulta a apresentação de resultados positivos.”

Isto faz com que haja muitas oportunidades por explorar no mercado português. “Penso que nos próximos 3 anos deverá evoluir bastante, com as agências a começarem a integrar o linkbuilding e a criação de conteúdos de qualidade nas suas estratégias de SEO.”, acrescenta Grégoire Lacan. “Infelizmente, ainda não existem muitos recursos especializados no mercado de trabalho, tornando-se muito difícil (praticamente impossível) contratar alguém com vasta experiência em linkbuilding no mercado nacional”, lamenta.

A Importância de uma Agência de Marketing Digital

A otimização para motores de busca é indispensável, mas não podemos esquecer que se trata de uma estratégia a longo prazo e que requer conhecimentos e habilidades especializados. A autoridade do site e das páginas, a experiência do utilizador e a relevância do conteúdo são apenas alguns dos muitos fatores de posicionamento.

Porque cada área de negócio é diferente e não há duas empresas iguais, é essencial desenvolver uma estratégia de SEO personalizada e direcionada aos objetivos específicos de cada um. Da mesma forma que nem todas as empresas podem anunciar em todos os sítios, nem todos os produtos devem ser promovidos em todos os formatos, plataformas, para todos os públicos, localidades geográficas e etc. O acompanhamento de uma agência de marketing digital é a opção mais eficiente e eficaz para empresas que procuram visibilidade e resultados.

O Futuro do SEO

Já ouvimos dizer muitas vezes que o futuro é digital. E o futuro do marketing digital, qual é?

O SEO nasceu há mais de 15 anos e tem mudado sempre de forma muito rápida. Quando todos os players começam a usar as mesmas estratégias, surgem novas estratégias, cada vez melhores que as anteriores. Assim, o mundo do SEO e do marketing digital está em permanente evolução orgânica.

Segundo Grégoire Lacan, “nos próximos 2 ou 3 anos as coisas vão continuar parecidas ao que temos atualmente, mas com mais foco em pesquisas por voz, realidade virtual e experiência dos utilizadores nos sites.”

O Business Director da UniK SEO acrescenta que “previsões mais à frente do que isto tornam-se difíceis, uma vez que o Google pode a qualquer momento lançar uma alteração drástica na sua forma de avaliar os sites.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

19 − 2 =